Pasta de dentes para crianças: com ou sem flúor?

A Internet e as redes sociais têm impacto gigantesco na disseminação rápida de informações. Por um lado, isso leva a uma evolução técnica e tecnológica sem precedentes. Por outro, a propagação de informações falsas e sem embasamento (mas ditas com discurso atraente) também ganha proporções preocupantes.

Anuncie Aqui –

Indo direto ao ponto, o único risco hoje comprovado do uso do flúor na escovação é a fluorose, decorrente da ingestão da pasta em excesso. Em contrapartida, os benefícios dos fluoretos na prevenção da cárie e suas consequências são exaustivamente testados, validados e acompanhados.

É recomendado sim que as crianças, desde o nascimento dos primeiros dentes, escovem ou sejam assistidas na escovação com pasta de dente que contenha 1100 ppm de flúor, pelo menos. É interessante para as crianças que a escovação seja feita pouco tempo após as refeições, uma vez que a absorção do flúor acidentalmente ingerido é significativamente menor com o estômago cheio, diminuindo o risco de fluorose.

Como é interessante desenvolver também a autonomia dos pequenos em cuidar da higiene oral, uma estratégia interessante é deixar a criança escovar livremente com uma pasta sem flúor, já que nessa escovação a chance de ingerir o produto acaba sendo maior. Porém, nas escovações supervisionadas ou realizadas pelos pais a pasta deve ter flúor, com cuidado para que a criança não engula em demasia.

Seguimos em busca sempre da informação embasada, sem achismo e sem sensacionalismo.

Até a próxima!