Conhecendo os tipos de açúcar

Existe uma variedade de tipos de açúcar de acordo com a origem e processo de fabricação. Dentre os açúcares, os mais naturais são o de coco, mascavo e demerara.

Anuncie Aqui –

O açúcar de coco é extraído do fluido das flores da palma de coco e não passa por refinamento nem contém conservantes. Possui quantidade elevada de potássio, magnésio, zinco, ferro e algumas vitaminas do complexo B. Uma característica interessante é que ele possui uma velocidade de absorção bem inferior em comparação aos outros açúcares.

O açúcar mascavo é a forma mais bruta de extração do açúcar da cana, retirado depois do cozimento do caldo de cana. Ele é mais escuro, apresenta sabor semelhante a cana-de-açúcar e, por não ser refinado, os minerais como zinco, ferro, magnésio, cálcio, potássio e algumas vitaminas são mais preservados.

Já o açúcar demerara passa por um refinamento leve e não recebe aditivo químico. Seu valor nutricional é alto, parecido com o açúcar mascavo.

Outro açúcar parecido com o mascavo é o orgânico. Ele não utiliza agrotóxicos em seu plantio e cultivo nem componentes químicos artificiais no processo de industrialização. Ele não é refinado e mantém uma boa parte de suas vitaminas e minerais.

O açúcar light, também conhecido como fit, é uma mistura do açúcar refinado comum e de adoçantes artificiais, sendo menos calórico que o comum e com menor teor de carboidratos em relação aos outros tipos.

O açúcar cristal é bem parecido nutricionalmente com o açúcar refinado. É apresentado em forma de cristais e há uma perda de cerca de 90% de vitaminas e minerais durante o refinamento.

É importante lembrar que todos os tipos de açúcar são bastante calóricos e têm o poder de aumentar muito rapidamente a glicose no sangue. Portanto, independentemente do processamento, o produto deve ser utilizado com moderação. O consumo excessivo pode contribuir no desenvolvimento de diabetes, obesidade e outras doenças crônicas.

Um grande abraço!