/Ella & Louis//

Os álbuns de jazz sempre conservam graça.

Esta parceria estrelar foi trazida em formato vínil em 1956, e com uma novidade singular para sua época: a capa de um LP trazia Ella Fitzgerald e Louis Armstrong em roupas cotidianas, fato até então inédito, nunca tinha sido visto antes. Muito menos assim, numa capa, na cara de todo mundo!

O que de fato traduz por completo o resultado do disco! O álbum reúne o melhor da produção do casal, ambos estão no auge da carreira, no topo da bilheteria, vendendo muito bem, tudo o que produziam, dando o seu melhor a quem quisesse ouvir. O álbum é bem balanceado em todos os quesitos, e o casal, parece em casa, a vontade, como se estivessem ensaiando.

Acompanhados pelo piano e orquestra de Oscar Peterson, e produzido por Norman Granz, cuja opinião final foi dada a toque de caixa por Armstrong, o disco conta com um repertório maravilhoso, recheado de baladas hoje clássicas, como ‘’Can we be friends?’’  na abertura do disco, assim como a capa, na nossa cara!

Porra, como o álbum é excelente!

‘’Moonlight in Vermont’’, ‘’Under a blanket of Blue’’, são algumas das canções onde Ella nos ensina como se interpreta com veracidade uma canção, exemplo também para uma tradicional canção de jazz bem escrita e conduzida.

Em ‘’They can’t that away from me’’, o casal suinga como se vivessem todas as noites, diante de um bar a luz de velas flamejantes, e fossem os responsáveis por nos entregar esta canção, como resultado. Os amantes apaixonados vão ao delírio ao ritmo desta música! Bom Appettit!

‘’Stars fell on Alabama’’ conta com um dos solos mais bonitos de Louis, logo no início da canção, nos conduzindo a uma dança vocal entre Ella e Louis. Simplesmente sublime!

A sensação absoluta do álbum, ‘’Cheek to Cheek’’ é um uau do início ao fim. Quem conduz as baquetas do início ao fim do álbum? Quem!? Quem!? Buddy Rich! Lógico, como seria diferente, só podia ser ele, para trazer a dinâmica e a leveza jazzística para esta dupla do barulho.

O álbum com chave de ouro, ‘’April in Paris’’ uma elegia ao amor em gotas de jazz.

‘’Ella & Louis’’ é para ser embalado ao longo de um dia chuvoso, em volume médio para baixinho, acompanhado de quem se ama, ou de uma taça de suco de uva.

Boas audiências!