Corrida de Rua

Além da facilidade para praticar, a corrida traz vários benefícios como um tipo de exercício aeróbio. Entre eles, favorece as capacidades e o controle respiratório, aumentam a oxidação de gorduras para obtenção de energia, melhoram o sistema cardiovascular. Assim as corridas de rua tornaram-se populares e hoje em dia fazem parte do calendário de boa parte das cidades brasileiras, permitindo atividade física e estimulando o contato social, com provas acessíveis a praticamente todos. Há corridas ou caminhadas de 5k, 10k, e para os mais preparados, meias-maratonas e maratonas. Conheça melhor as modalidades:

  • As corridas de 5 km são provas curtas, indicadas para iniciantes ou para quem tem pouca experiência com a corrida de rua. Às vezes acontecem também caminhadas.
  • As provas de 10 km são para aqueles que já adquiriram uma rotina de treinamento e servem também como um estágio ou treinamento para aqueles que pretendem chegar às corridas de média e longa distâncias. Tanto as corridas de 5 km como as de 10 km estão bastante difundidas pelo país.
  • As provas com distâncias intermediárias como a São Silvestre, a mais tradicional do país, que fecha o calendário esportivo nacional, na capital paulista, e tem um percurso de 15 km, menor que a meia maratona.
  • A meia maratona é para atletas acima dos 18 anos, envolve a disputa de médias distâncias, 21 km ou como o próprio nome diz metade de uma maratona, e envolvem atletas amadores e profissionais, estes com direito a ranking, nacional e um mundial.
  • E a maratona, prova de longo curso, em torno de 42 km, disputada por atletas de alto rendimento e corredores experientes, costuma atrair grande número de corredores e ocupa posição nobre nos Jogos Olímpicos, encerrando as competições do evento. Há ainda provas mais fortes com combinações de esportes ao estilo triatlo como o Iron man.
  • Há provas específicas para crianças são provas que atendem as crianças de 6 até os adolescentes de 16 anos, divididas em corridas de 50 metros para os de 6 e 7 anos; 60 metros para os de 8 a 9; 80 metros para os de 10 e 11; 100 metros a partir de 12 a 13 e 300 metros para 15 e 16 anos. De acordo com o regulamento geral da CBAta partir dos 17 anos já é possível correr em provas de 5 km, e depois dos 18 nas provas maiores.

“Após a realização de exame médico e da liberação para a prática da corrida de rua o ideal é procurar um profissional de educação física, formado e habilitado para elaborar a sua planilha de treinos.” Contar com a orientação de um treinador é bem melhor para conseguir bons resultados e alcançar seus objetivos do que simplesmente sair correndo por aí sem uma boa estratégia. Ter uma planilha de treinos pra seguir também favorece a regularidade da prática pois cada sessão de treinamento é distribuída no tempo com uma intenção o que influenciará diretamente na melhora do desempenho dos corredores de rua que procuram treinar com qualidade.