A poluição pelo uso de detergentes sintéticos

Este composto químico utilizado em todas as casas vem sendo um dos grandes causadores para a degradação de certos ecossistemas existentes. Este vilão chamado de LAS-C12, ou seja, o famoso e encontrado em muitos detergentes e sabão em pó o Dodecil Benzeno Sulfonato de Sódio.
Mas as grandes maiorias das pessoas já pararam para perguntar o porquê necessitamos desta substância química?
A resposta é simples, devido à água não molhar bem nas superfícies na qual é aplicada desta forma não lava de forma eficiente, desta forma aplica-se um composto químico que aumente sua Tensão superficial, para que se tenha um contato melhor com a superfície que vai ser limpa. Alem de  aumentar a tensão superficial ela desloca e dispersa as partículas de sujeira que na maioria das vezes são do tipo graxa.
Um estudo realizado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro apontou desde 1993 que das quinze marcas utilizadas pelo Laboratório de Controle da Qualidade de Saneantes e Cosméticos da Universidade, nove não eram biodegradáveis.
Ou seja, estes detergentes tinham em suas estruturas o ABS (Dodecil Benzeno Sulfonato de Sódio Ramificado) que não é biodegradável, embora o LAS seja muito utilizado na indústria química para a fabricação de detergentes e sabão em pó, ale apresenta maior toxidade em relação ao ABS permanece menos tempo natureza. Embora todas estas substâncias químicas tenham o mesmo efeito, devemos utilizar o ABL de cadeia linear na qual vem expresso nos rótulos dos produtos por ser biodegradável.
Através destas informações fica a dica para as pessoas quando vão às compras diariamente, procurem verificarem os rótulos dos produtos antes de comprarem, pois a natureza agradece.
Foto: www.Google.com