Qual o seu valor???

Para todo ser humano há certos valores que determinam suas atitudes, sentimentos e até mesmo critérios de avaliação do que existe ao seu redor. Assim, tomamos decisões que possuem por base estes valores incutidos em nós pela cultura, pela religiosidade e sobretudo pela nossa educação familiar. Mas será que sabemos as claras quais são os nossos valores?

A palavra valor, valia e válido vem do verbo latino “valere” que significa no fundo a qualidade de vida, o bem-estar, ter uma vida sadia. Significa também ser sólido, ter valor e ser válido! Logo, já entendemos: Para ter uma vida equilibrada e saudável é necessário ter valores.

Os valores constituem então o ponto de partida das realidades que aceitamos em nossas vidas, das pessoas que permitimos serem agregadas aos nossos dias. Quando não temos o ponto de partida, nos contentamos com tudo. Não existe critérios de escolha e com isso o sofrimento será constante, assim como as decepções e os arrependimentos.

Quais são seus valores? Consegue responder a isso???

Quando compreendemos aquilo que nos forma moralmente, mudamos até mesmo a idéia daquilo que chamamos de necessidade em nossas vidas. Vamos descobrindo que somos únicos, que portamos uma riqueza imensa chamada história pessoal de vida. História essa que não se repete e que sendo única faz de nós responsáveis em sermos protagonistas do nosso futuro. Um futuro planejado, com amores conquistados e não mendigados. Com oportunidades merecidas e não desonestamente conseguidas. Com uma fé alicerçada e não supersticiosa e sem fundamentos.  Os valores nos fazem honrar nossa dignidade e nos fazem permanecer de pé, quando muitos fazem de tudo para nos colocar no chão.

Pontue seus valores, os tenham sempre diante dos olhos e verás que o que os outros acham ou dizem de você não tem tanta importância.

Um abraço cheio do amor de Deus!