/O grande E se… //

A Alemanha e o Japão ganharam a Segunda Guerra Mundial, o mundo segue seu rumo, com todos os planos destes governos acontecendo como planejado.

E se eu te disser que este enredo foi narrado pelo velho xamã hipster do sci/fi Philip K Dick?

Eu não sei quanto o autor ainda é reconhecido no cenário literário como um todo, me parece que ainda é visto somente como um paizão da ficção cientifica, mas O Homem do Castelo Alto, foi a única reconhecida ainda em vida, ganhando até prêmio literário, e saudando o cara por toda sua relevância na literatura de ficção cientifica.

O escritor conta aqui, mais uma vez com uma possibilidade, desta vez da vitória nazista na segunda guerra mundial, e em com o elemento da realidade alternativa, abre campo para a reflexão um terror.

A obra é tão sombria quanto 1984 de George Orwell, e devido a gravidade do cenário, que não tem como ter plot-twists, o livro fica mais apavorante ainda. Deus salve a fluidez textual natural de Philip K Dick.

Dos romances totalitários que já li, este foi o mais surpreendente.

Para aqueles que gostam de história, realidade alternativa e suspense a flor da pele, O Homem do Castelo Alto é um prato cheio de bons momentos dentro desta proposta de realidade literária.

Segundo Philip K Dick, tudo que foi descrito é uma realidade possível, não fosse a história ter tomado outros rumos.

Os livros de utopias são os que mais transformam a nossa cabeça em insônia e alucinação. As possibilidades descritas são de pirar o cabeção.

Por favor, leiam primeiro a obra, aqui publicada pela Aleph antes de assistir a adaptação da Amazon.