O que devo comer no pré-treino

A refeição pré-exercício tem como objetivo manter os níveis de glicose no sangue dentro da faixa de normalidade durante o treino, para que não ocorra hipoglicemia, não se sinta fatigado e tenha um bom rendimento durante a atividade.

A composição dessa refeição depende de fatores como horário de início dos exercícios, duração, intensidade e modalidade, e de questões individuais como facilidade de digestão dos alimentos e preferências.

Tanto para treinos de força (musculação por exemplo) ou treinos aeróbios (corrida, natação, ciclismo, …) a sugestão é investir em fontes de carboidratos principalmente. As fontes protéicas não são tão interessantes, pois você quer alimento de fácil digestão e que proporcione energia de maneira mais eficaz para o corpo.

Pessoas que irão se alimentar em torno de 60 minutos antes do exercício podem optar por carboidratos de lenta a média absorção como a batata-doce, mandioquinha, pão integral, aveia, amaranto, frutas misturadas com cereais integrais, entre outras opções. Neste caso pode misturar até um pouco de fonte de gordura boa para ajudar a lentificar a digestão do carboidrato como adicionar um fio de azeite nos tubérculos ou misturar pasta de amendoim com frutas ou pão integral.

Já os indivíduos que preferem comer perto do exercício, como 10 a 20 minutos antes, recomendo carboidratos com digestão mais rápida como suco natural (pode ser sem fibras), polpa congelada, pão sem ser integral com geleia de frutas, mistura de maltodextrina ou dextrose com água e até gel de carboidratos.

E existem os casos das pessoas que acordam cedo para treinar e não conseguem se alimentar. Não vejo problema em fazer o exercício em jejum, desde que não atrapalhe o rendimento do mesmo.

E lembrem: não é no pré-treino que você irá estocar energia no corpo, ele basicamente ajudará você a manter essa energia estocada por mais tempo, logo manterá um rendimento bom por mais tempo durante o exercício.

Um grande abraço!