Aprenda como evitar a câimbra com a alimentação

A câimbra é uma contração súbita, de curta duração, geralmente dolorosa, de um músculo ou de um grupo muscular.

Ocorrem com mais frequência durante ou após atividades físicas intensas, mas também são comuns durante o repouso, como, por exemplo, durante o sono.

As causas mais comuns podem ser pela falta de água e desequilíbrio de minerais.

A desidratação causada pelo baixo consumo de água e/ou por perda excessiva de suor pode acarretar em um desequilíbrio de eletrólitos no corpo, o qual pode originar a câimbra.

O consumo correto deve ser em torno de 30 ml a 50 ml por quilo de peso corporal.

O praticante de exercício físico já deve chegar hidratado ao treino e continuar a ingerir líquidos durante, e em maior quantidade em dias quentes.

O sódio e o potássio são dois minerais importantes na transmissão do impulso nervoso para a contração muscular. Se o consumo de um desses dois nutrientes estiver desbalanceado, a câimbra pode surgir.

A ingestão de alimentos como batata, batata-doce, mandioquinha, espinafre, banana e água de coco pode ajudar no correto consumo do nutriente.

O sódio pode ser encontrado principalmente no sal de cozinha e em bebida isotônica (recomendada para consumo durante ou depois do exercício).

Já o magnésio é um mineral importante para o relaxamento muscular.

Um indício para saber se você está com falta de magnésio é quando ocorre espasmos musculares involuntários, bem comum na parte inferior da pálpebra do olho.

Para aumentar o consumo de magnésio basta consumir algumas castanhas, sementes de abóbora, gergelim, girassol e algumas verduras.

E, por último, o cálcio, um importante nutriente para a contração muscular. Alimentos como semente de gergelim e linhaça, verduras verdes escuras, queijo, amêndoas, algumas frutas possuem boas quantidades de cálcio.

Um grande abraço e boas festas para todos!