Padre rio-pardense comemora 100 anos de serviço à vida

0
463
Pe. Roque Beraldi completa 100 anos em novembro. --Foto_Augusto Pizzi Neto_Claretiano
Enviado por: Emanuele Mani
Atualmente, o religioso mora em Batatais/SP, na casa dos missionários Claretianos.
Carisma, alegria e disposição são as marcas registradas do padre Roque Vicente Beraldi, que no próximo dia 17 de novembro comemora 100 anos de vida, dos quais 75 são dedicados ao sacerdócio. Ele nasceu em São José do Rio Pardo (SP), em 1921, e foi ordenado padre em 8 de dezembro de 1946.
Destinado à missão de servir, Roque frequentava desde cedo a igreja por incentivo da mãe. E foi lá que conheceu o padre Militão Vigueira, membro da Congregação dos Missionários Claretianos, seu principal apoiador e incentivador na vida religiosa. “Meu pai não podia pagar meus estudos e o padre Militão cuidou de tudo”, conta.
Entrou para o Seminário Coração de Maria, atual colégio Claretiano, na cidade de São Paulo, no ano de 1933. Teve início naquele momento uma história dedicada à obra dos Missionários Claretianos.
Pe. Roque exerceu diversas atividades na Congregação. Foi professor, diretor de colégios, reitor, vigário paroquial, arquivista e, há 57 anos, é articulista da Revista Ave Maria.

Sete Papas e um presente especial

Em 100 anos de vida, o sacerdote testemunhou a atuação de sete papas: Pio XII (1939 a 1958), João XXIII (1958 a 1963), Paulo VI (1963 a 1978), João Paulo I (1978) e João Paulo II (1978 a 2005) — de quem ganhou uma estola (faixa de pano usada por cima da roupa de padre).
O presente foi entregue durante a celebração dos 50 anos de sacerdócio do pontífice, em Roma, no ano de 1996, ocasião em que o Pe. Roque também completou cinco décadas de ordenação.
Além desses papas, ele testemunhou a atuação de Bento XVI (2005 a 2013) e agora acompanha as ações do atual Papa Francisco.
Outra fase importante da história vivenciada por Pe. Roque foi o Concílio do Vaticano II, que mudaria para sempre a forma como as celebrações eram realizadas. “Antes, celebrávamos as missas de costas para o público e em latim. Com o Concílio, isso mudou. Os padres começaram a participar mais das celebrações e a ter uma função mais social”, recorda o religioso.

Um lado humano e atencioso 

Além de presenciar diversos momentos marcantes da história da humanidade, Pe. Roque também ganhou representatividade e admiração entre os Missionários Claretianos.
“Ele é um exemplo de amor à Maria e a Santo Antônio Maria Claret. A sua disponibilidade missionária o colocou à frente de diversos projetos importantes”, destaca Marcos Loro, Superior Provincial dos Missionários Claretianos no Brasil.
Entre as pessoas mais próximas, duas características de Beraldi são destacadas: a atenção e o respeito. “O lado humano e o carinho dele tocam a gente”, diz Cristina Mendes, bibliotecária que trabalhou no Claretiano – Centro Universitário por mais de 40 anos..
Sobre os segredos da longevidade, Pe. Roque é categórico: é a vontade de Deus. “Cem anos de vida é muita coisa, mas não tem nenhum mistério, apenas seguir os mandamentos de Deus. Ele me deu a graça de estar aqui trabalhando por ele, só vou deixar a vida quando Ele decidir que é a hora”, conclui.

Missa e exposição para celebrar o centenário 

Duas missas foram agendadas para comemorar os 100 anos do Pe. Roque Beraldi. A primeira aconteceu no domingo, dia 7, às 10h, no Santuário Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais. A celebração foi presidida pelo bispo de Assis (SP), Dom Argemiro de Azevedo.
A cidade de São Paulo, onde o religioso viveu a maior parte dos seus dias, também receberá uma celebração. Será no dia 17 de novembro, às 18h, na Igreja do Imaculado Coração de Maria (Rua Jaguaribe, 647).
Além das celebrações, haverá uma exposição intitulada “1921 – Padre Roque Vicente Beraldi, cmf – 2021, Missionário Claretiano, 100 anos de serviço à vida”, organizada pelo Claretiano – Colégio São José de Batatais, no período de 7 a 26 de novembro. Ambos os eventos são abertos ao público.
SERVIÇO
Celebrações dos 100 anos do Pe. Roque Vicente Beraldi
Celebração em São Paulo
17/11/21, quarta-feira, às 18h
Igreja do Imaculado Coração de Maria
Rua Jaguaribe, 647, São Paulo/SP
Exposição: 1921 – Padre Roque Vicente Beraldi, cmf – 2021
Missionário Claretiano | 100 anos de serviço à vida
De 07/11/21 a 26/11/2021
Claretiano – Colégio São José de Batatais
Rua Dom Bosco, 466, Batatais/SP À disposição para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here