Bate Bola – Setembro 2020

Quem tinha um mínimo de bom senso sabia que voltar o futebol no Brasil poderia ser uma decisão temerária, pois, mesmo com um único protocolo mundial, o nosso enfrentamento ao coronavírus é capenga. Enquanto o país seguir registrando mais de mil mortes diárias, que pelo menos tornem mais rígidos os protocolos, mesmo com estádios vazios. O futebol continua sendo ópio para uma minoria que convive com este espetáculo dantesco.

O Departamento de Esportes e Cultura (DEC) planejava o retorno de algumas modalidades esportivas, quando então São José do Rio Pardo regrediu para a fase laranja do Plano SP. O novo piso da quadra do ginásio do “Tartarugão” e outras obras de melhorias continuam em praças esportivas. A autarquia municipal também planeja a volta do forró domingueiro, porém, após a liberação das autoridades de saúde.

Por poucos dias os clubes de São José, Associação Atlética Riopardense e Rio Pardo FC, retornaram algumas atividades presenciais, com limitações nos horários e agendamentos prévios. Mas, a reclassificação da região de amarelo para laranja frustrou associados e os próprios dirigentes dos clubes…


O governo estadual cancelou os Jogos Regionais e Abertos do Interior neste 2020. As competições já haviam sido adiadas para o mês de outubro. Tradicionalmente realizados no meio do ano, os Regionais concentram disputas em 8 regiões esportivas: Casa Branca seria uma delas, com algumas modalidades que poderiam acontecer em São José do Rio Pardo. Já os Jogos Abertos, conhecidos por “Olimpíada Caipira”, seriam em Sorocaba reunindo os melhores classificados dos Jogos das 8 regiões dos Regionais.

Em tempos de desinformação e fake news, é comum que os boatos ganhem proporções nas redes sociais. Recentemente, o alvo foi o atual técnico Paulinho MacLaren, de 56 anos. Circulou a falsa notícia de que ele teria falecido em um acidente automobilístico em Curitiba (PR). O ex-atacante está bem e seguro em sua casa em São João da Boa Vista. “É uma sacanagem o que fizeram comigo e estão aprontando com outros jogadores e ex-atletas”, tranquilizou.

O “novo normal” é o Flamengo se livrando da zona de rebaixamento? O rubro-negro carioca brigou tanto pela volta do Brasileirão em meio à interminável pandemia para, por enquanto, fazer a alegria dos rivais. E mais: entregar um moderno Boeing nas mãos de um piloto sem brevê é arriscado. O novo treinador, o espanhol Domènec Torrent, está mais perdido que azeitona em pão doce. Técnico gringo que continua dando certo é Jorge Sampaoli: o elétrico argentino em 3 rodadas colocou o Atlético/MG entre os líderes do campeonato.