Bate Bola – setembro 2019

Rio-pardenses continuam disputando campeonatos da Federação Paulista de Futebol (FPF): meia Paulo Celso Balestra Júnior (profissional pelo Noroeste de Bauru), atacante Marcus Vinicius de Oliveira Alves (Sub-20 do São Caetano), lateral Gustavo de Freitas Moreira (Sub-20 do Santos), atacante Gabriel Martins Nabarro (Sub-20 do Velo de Rio Claro), goleiro Miguel Dias de Morais (Sub-15 do Desportivo Brasil de Porto Feliz) e o defensor Lucas Cunha Prevital (Sub-15 do Linense), dentre outros.

Em junho, Lucas Garcia Moreno assinou contrato até 2022 com o Primavera de Indaiatuba. Até o fechamento desta coluna, o rio-pardense havia atuado em 3 jogos pelo Paulista Sub-15. Em 2017 jogou pela Ponte Preta de Campinas no estadual Sub-13 e, em 2015, defendeu o Velo de Rio Claro no Paulista Sub-11.

Outros rio-pardenses pelo Brasil: atacante João Pedro Florêncio Barbosa no Jaraguá/GO, zagueiro Luís Gustavo Francisco Camilo no Cuiabá/MT e meia Marco Antônio Marsulo Júnior no Sub-17 do Figueirense/SC.

Juntamente com o treinador Fernando Diniz, o rio-pardense Márcio Longo Araújo (foto) deixou a comissão técnica do Fluminense/RJ após má fase no Brasileirão.

O rio-pardense Matheus Ferraz, zagueiro do Fluminense, é o idealizador do “Projeto M.Ferraz, construindo sonhos”, já com atividades no Grêmio Municipal de São José do Rio Pardo, com coordenação do treinador local, Maurício Neves. Totalmente gratuito, este projeto tem o objetivo de incentivar o futebol como atividade alternativa às drogas e à vulnerabilidade social, estimulando a vida saudável e a formação de homens com valores e ética.

O Flamengo vendeu o zagueiro Léo Duarte para o Milan da Itália por 10 milhões de euros (cerca de R$ 44 milhões). Leonardo Campos Duarte da Silva, nascido em Mococa em 1996, foi contratado por 5 temporadas após defender o Flamengo desde 2016. Outros 2 mocoquenses em ação: Gabriel Pereira Taliari (Bil, atacante de 22 anos), campeão paranaense 2019 pelo Athlético/PR e, atualmente, no Mirassol. E o volante João Vitor Xavier de Almeida jogando pelo Corinthians no Paulista Sub-20.

Depois de quase 2 décadas, a Liga Riopardense de Futebol voltou a deixar de indicar um clube para representar São José do Rio Pardo e região no tradicional Campeonato Amador do Estado, anualmente organizado pela FPF. A competição, com apenas 14 participantes (hoje são 67 Ligas filiadas à FPF), estava prevista para iniciar em 31 de agosto: no passado, chegou a reunir mais de 50 clubes amadores.