Operação Fumaça Preta

No segundo megacomando do ano, realizado pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), em 14 de agosto, contra a emissão de fumaça preta emitida por veículos a diesel, 835 caminhões foram multados em mais de 40 pontos distribuídos por rodovias e avenidas de grande circulação no Estado.

Devido o período de inverno, é de suma importância o controle da qualidade do ar para a saúde das pessoas no ambiente urbano dos grandes centros, como a cidade de São Paulo. Atualmente o valor da multa pela infração ambiental é de R$ 1.591,80, dobrando em caso de reincidência. Não se tratando de reincidência, o proprietário do veículo autuado pode solicitar a redução/restituição de 70% do valor da penalidade, ficando condicionado à comprovação da reparação no veículo.

Mas por que sai a fumaça preta? Muitas pessoas já devem ter se perguntado, pois existem vários fatores que podem contribuir com a emissão desses gases na atmosfera. Dentre as principais causas, a fumaça preta acontece quando você tem muito combustível e não tem ar suficiente para queimá-lo. Outro grande fator que pode contribuir com a emissão de vazamentos e mau funcionamento do turbo são provavelmente os maiores contribuintes para a fumaça excessiva do motor.

O turbo somente se tornou uma prática comum nas décadas de 60 e 70; eles aumentavam drasticamente a potência ao colocar mais oxigênio no motor, permitindo, assim, uma queima maior de combustível.

Dentre outras causas que podem ocasionar a liberação de fumaça preta, é que nem toda injeção de combustível excessivo é intencional: bicos injetores abertos ou vazando podem injetar mais combustível do que o motor precisa, consequentemente causando fumaça.