Bate Bola Maio 2018

O mocoquense Gabriel Pereira Taliari (Bil), de 21 anos, foi o artilheiro do último Paulistão da A-3. Jogando pelo Capivariano, que chegou às semifinais, marcou 15 gols. Desde 2016 ele atua em Capivari, após passagem nas categorias de base do Água Santa, de Diadema.

Outro jogador de Mococa é Leonardo Campos Duarte da Silva. Léo Duarte (foto), como é conhecido, integra o elenco de profissionais do C. R. Flamengo desde 2016. Hoje, com 19 anos, este zagueiro teve pequena passagem pelo Desportivo Brasil, de Porto Feliz, que disputa a A-3 do Paulistão.

Léo Duarte
Léo Duarte

Outro zagueiro disputando o Brasileirão é o rio-pardense Matheus Ferraz Pereira, já com 33 anos. Porém, a exemplo do Campeonato Mineiro, tem sido opção no banco de reservas do América/MG. Também como reserva, o rio-pardense João Pedro Florêncio Barbosa, de 19 anos, segue no Vila Nova/GO na disputa da série B do Brasileirão.

Depois de anos de ausência, S. J. do Rio Pardo (por meio do DEC) voltou a participar em 2018 da Taça EPTV Central de Futsal. Na 1ª fase, classificou-se em 2º lugar no grupo liderado por S. J. da Boa Vista, eliminando Mococa e Tambaú. Na 2ª fase, estreou no dia 23/04 em Caconde, quando perdeu de 4 a 2 para Bueno de Andrada e, em 30/04 (quando esta coluna já estava concluída), atuou em Porto Ferreira contra Águas da Prata. Apenas o 1º da chave se classificou para as quartas de final.

Trocar figurinhas da Copa do Mundo é coisa antiga, desde 1970, quando a “Panini” publicou o 1º álbum. Novidade em 2018 é o uso de redes sociais e aplicativos no smartphone para ajudar nas trocas. Em S. J. do Rio Pardo, a praça do “Mercado”, nas manhãs de sábados e domingos, é ponto de encontro de colecionadores de todas as idades, que se reúnem na ânsia de completar o álbum. Pais e mães (quando não, os avós), de diversas profissões e classes sociais, têm a “desculpa” de acompanharem os filhos (e netos), mas, na verdade, matam saudade e conversam sobre futebol, fazem as trocas e compras, e o principal (que lá vejo): pais com seus filhos pequenos, uma ligação cada vez mais difícil no mundo moderno. Estou curtindo esta interação com meu filho… e revivendo algo tão antigo!