Gente de todo jeito

Carecas, cabeludos, narigudos, beiçudos, chatos, politizados, apaixonados, inteligentes e indelicados.

Tem gente de todo jeito!

Gente que gosta de gente, enfermeiro, médico, psicólogo, professor.

Gente que protege a gente, policial, bombeiro, anjo da guarda e, às vezes, até mesmo o nosso amor.

Gente que gosta de bicho, papagaio, bem-te-vi, gato, galinha e cavalo.

Tem gente para todo tipo de gente: Os que gamam em um magrelo, outros, em um gordinho. Tem os que gostam de altos, outros de baixinhos.

Bem vestidos, fedidos, com óculos e chapéu. Tem os que só usam camisa polo, camiseta de time e ainda aqueles, que não saem de casa sem véu. Tem os precavidos, que usam e abusam dos guarda-chuvas e dos óculos escuros.

Tem o pessoal das manias: de lavar louça ou o carro de fim de semana; a turma que gosta de estralar os dedos ou de marcar livro com a própria folha. Tem os que sentam na praça no fim de tarde, de barriga cheia, para jogar papo pro ar e farelo para as pombas.

Tem os que não podem com o vento, e tem os intolerantes: a lactose, a música alta, ou a intolerantes em geral.

Tem vezes que o nosso jeito se ajeita com o de outro, e aí vão surgindo turmas: tem a turma do barzinho, a turma do bairro, a galera do colégio, e a da sauna. Além da galera que pesca no fim de semana, a que sai de bike pelos morros, e a que faz um som na garagem.

Tem gente de todo jeito, não há como negar. Tem até quem provoca intolerância e desrespeito, quem vive criando motivos para gerar conflitos e confusão. Gente que se entorpe de vibrações não-tão-boas-assim, que cria picuinha, piadas de mau gosto, e também tem gente sem graça.

Por outro lado, tem quem que cria ONGs, quem faz trabalho voluntário, que se engaja em pesquisas revolucionarias. Gente que batalha por um mundo melhor, a favor da inteligência e do bem-estar dos outros.

Tem também quem pensa diferente da gente, que pode ser difícil de tolerar, mas mesmo assim merece o nosso respeito.

Por isso, vamos ter mais amor, por favor!