Estou grávida. Posso praticar exercício físico?

A prática de exercício físico na gestação é um assunto que tem tomado bastante interesse da mídia, uma vez que gestantes com abdomens sarados e pernas musculosas têm tomado conta do nosso feed de notícias.
No entanto, o exercício físico na gravidez deve ser muito bem indicado e controlado. Vamos lá para algumas perguntas e respostas.

1.Toda gestante pode praticar exercício físico?
Não. Algumas gestações inspiram mais cuidados e o exercício físico pode ser contraindicado. Alguns desses casos incluem: gestantes hipertensas descompensadas; pré-eclâmpsia; sangramento vaginal constante; feto com dificuldade de ganho de peso; etc. No entanto, a visita ao médico ginecologista é fundamental para que qualquer contraindicação ou risco seja avaliado.

2.A partir de quantas semanas de gestação é seguro a prática de exercício físico?
Se a gestante já era ativa antes da gestação, e a sua gravidez está ocorrendo livre de riscos, ela pode praticar exercício físico desde o princípio (bem orientado e na dose correta). No entanto, uma gestante anteriormente sedentária deve esperar para praticar exercícios físicos a partir do segundo trimestre de gestação.

3.Que tipo de exercício físico uma gestante pode/deve praticar?
Atividades muito extenuantes ou que requerem o levantamento de muito peso (o que aumenta a pressão intra-abdominal) devem ser evitados. Atividades aeróbias como caminhadas são muito bem-vindas. No entanto, a hidroginástica é a queridinha das gestantes pois além de todos benefícios cardiovasculares e de fortalecimento, ajudam muito no alívio de dores, inclusive a lombar.

Exercício aeróbio em esteira ou bicicleta ergométricas com supervisão também são muito bem-vindos. O ideal neste caso, é um profissional acompanhando sua frequência cardíaca e pressão arterial.

4.Qual é a forma segura da prática de atividade física na gestação?
A frequência cardíaca da gestante deve ser constantemente monitorada para que não ultrapasse 60 a 70% da sua frequência cardíaca máxima (que é calculada por: 220 – sua idade). A pressão arterial também deve ser acompanhada antes, durante e após o exercício para que seja detectada de forma precoce possíveis alterações.
Além disso, deve haver um acompanhamento do peso da gestante, uma vez que ela não pode perder peso de forma exorbitante durante a gestação (as gestantes devem ganhar um total de 8 a 12 Kg de forma gradual).
Adicionalmente, a atividade física deve ser praticada em ambiente seguro, com um solo regular e temperatura agradável. O seu médico ginecologista também deve ter conhecimento do exercício físico que está sendo realizado. Ademais, a ajuda de um profissional especializado deve ser levada em conta no momento da prescrição e acompanhamento do exercício físico, para que este seja interrompido a qualquer sinal de risco para a mãe e/ou para o bebê.

5- Estou com a pressão alta, posso praticar atividade física?
Se a sua pressão está alta, porém controlada, você pode e deve praticar atividade física. O exercício vai ajudar a controlar a sua pressão de forma gradual. No entanto, neste caso é INDISPENSÁVEL o acompanhamento de um profissional especializado em reabilitação cardiovascular para que você esteja em segurança.

Curta sua gravidez, um período inesquecível da sua vida!
Saúde!