Importância do PAISAGISMO | Penna Arquitetura e Urbanismo

Salve galera, tudo bom com vocês? Vou começar com uma definição do que é exatamente o Paisagismo. Ele é hoje denominado por Arquitetura da Paisagem, sendo definido como a arte e técnica de promover o projeto, planejamento, gestão e preservação de espaços livres. O foco neste tema é para demonstrar o quanto é importante a utilização do verde nos centros urbanos. Esses espaços necessitam de melhor qualidade de vida e o Paisagismo é um dos instrumentos ambientais que podem ser utilizados para melhoria na qualidade ambiental urbana. Ele é aplicado para melhorar tanto a estética, quanto a funcionalidade, segurança, conforto e privacidade dos ambientes.

Como a decoração das paisagens é um desafio semelhante ao enfrentado na Arquitetura, o Paisagismo constitui uma extensão deste curso, pois o cenário natural também é algo a ser edificado, tanto quanto qualquer construção. Ele não é, como muitos acreditam, tão somente a elaboração de jardins e praças. Ele constitui uma técnica cada vez mais apurada, voltada para a criação de áreas paisagísticas que possam substituir espaços destruídos pela desordenada onda de construções.

Um projeto paisagístico sempre leva em conta: o estilo arquitetônico daquele ambiente, o seu clima predominante, as características do solo, a topografia, a disponibilidade hídrica, a beleza das plantas e a presença de crianças, adultos ou animais domésticos. Enfim, tudo o que se espera desse local. Ele se funde às construções, realçando suas formas, disfarçando as imperfeições, rompendo a rigidez dos materiais e suavizando o dia a dia de trabalho. Elementos arquitetônicos como aberturas, caminhos, áreas envidraçadas, varandas, pergolados, espelhos d’água, trazem a vegetação para o cotidiano e fazem desaparecer a barreira entre arquitetura e paisagismo, favorecendo o conjunto final.

O profissional de paisagismo trabalha em 3 etapas, até chegar ao projeto definitivo:

– A primeira é o estudo preliminar: são feitos os levantamentos de todos os dados técnicos do ambiente, como luz, volumes e espaços, e entrevista com o cliente sobre suas expectativas e necessidades.

– A segunda é o anteprojeto: é apresentado por desenhos para a melhor visualização do trabalho, espécies de plantas, troca de ideias e mudanças se necessário.

– A última é o projeto de execução: traz os detalhes do projeto, através de plantas e detalhes, especificação da vegetação, quantidades de cada espécie, nomes científicos e o custo da execução da obra.

Além disso, preocupações com a manutenção das áreas externas devem ser levadas em consideração na definição do projeto: pessoas que apreciam cuidar pessoalmente do desenvolvimento das plantas criam vínculo com a vegetação, fazem desse cuidado uma terapia. Já nas ocasiões em que os usuários têm menos intimidade com plantas, um jardim com pouca manutenção torna-se uma escolha ideal.

Agora irei falar um pouco sobre a diferença entre a Jardinagem e o Paisagismo.

  1. Jardinagem

A Jardinagem é um conjunto de técnicas utilizadas no plantio e manutenção de jardins. É uma função exercida pelo jardineiro que é o profissional que executa, através de projeto ou não, a construção de uma área verde, bem como seus cuidados. Ele define os volumes, as espécies vegetais e os objetos decorativos de um jardim.

  1. Paisagismo

A principal função do Paisagista é promover a integração do homem com a natureza de uma maneira estética, funcional e que, acima de tudo, proporcione qualidade de vida. Está intimamente ligada à arquitetura, envolvendo criação artística e design.

O trabalho do Paisagista engloba diversos tipos de serviços:

– projetos de parques e praças urbanas, para requalificação do ambiente da cidade;

– restauro de velhas praças e jardins;

– participação em planos diretores urbanos;

– propostas de tratamento Paisagístico de vias urbanas e autoestradas;

– projetos de recomposição Paisagística em escala territorial;

– programas de educação ambiental;

– criação de parques nacionais e reservas de proteção a ecossistemas ameaçados;

– elaboração e jardins residenciais, corporativos e institucionais;

– conjuntos esportivos e de recreação.

Toda a área exterior à edificação é Paisagismo, é a Arquitetura de exteriores. A garagem é paisagismo, a piscina é paisagismo, o playground, o quiosque de lazer, o banheiro externo, a fachada, os revestimentos de circulação, e, obviamente, o jardim é paisagismo. Por isso é que a legislação brasileira não trata paisagista como profissão, e sim como termo sinônimo para Arquiteto Paisagista.

São incontáveis os benefícios que o paisagismo urbano pode trazer aos cidadãos e à cidade. Ele contribui para a diminuição do calor, elevação da umidade, diminuição da erosão, melhor drenagem da água e preservação ambiental. Além disso, as plantas ajudam a relaxar, são umidificadores naturais, têm poderes curativos, inspiram criatividade, minimizam alergias, limpam o ar, fornecem energia, ajudam na concentração, diminuem o estresse e acalmam os olhos. Portanto, projetar um ambiente com plantas é tarefa que deve ser conduzida por um profissional, já que são utilizados fatores como forma, harmonia, cor, textura, beleza e técnica.

Ou seja, um bom projeto de paisagismo deve criar um espaço bonito, mas não basta apenas ser belo. Tem que prender a atenção do observador, criar surpresas, causar sensações, provocar e agradar os cinco sentidos, ampliar o espaço e ser aconchegante.

Gostou desse texto? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário abaixo! Muito obrigada e até a próxima!