Dica do Personal: Musculação

O treinamento de força, conhecido popularmente como MUSCULAÇÃO é uma forma de exercício contra-resistência, para o treinamento e desenvolvimento dos músculos esqueléticos. Utiliza a força da gravidade (através de barras, halteres, anilhas de peso ou o peso do próprio corpo) e a resistência gerada por equipamentos, elásticos e molas para opor forças aos músculos que, por sua vez, devem gerar força oposta através de contrações musculares que podem ser concêntricas, excêntricas e isométricas. Esta forma de treinamento físico é utilizada para fins atléticos (através da melhora no desempenho de atletas), estéticos (no desenvolvimento do volume muscular) e de saúde (auxiliando no tratamento de doenças musculares, ósseas, metabólicas, melhora na mobilidade, postura etc).
Recomendado para todas idades crianças (próximas edições explicarei melhor), adolescentes, adultos e idosos.As vantagens da musculação é trabalhar esses conjuntos musculares e de se fazer os exercícios de forma controlada e bastante segura. “-Se houver um bom acompanhamento, com um profissional qualificado e registrado no CREF”.
A rotina dentro da academia é particular e deve respeitar como o praticante se sente na hora do preparo. “Algumas linhas de pesquisa citam a não necessidade do aquecimento e do alongamento prévio, mas eu não arriscaria. Vemos, em todos os esportes, que um aquecimento prévio e bem feito é importante. E já me deparei diversas vezes com praticantes que se lesaram por falta de aquecimento”, alerta o especialista.
Todo treino tem de ser relacionado com uma motivação biológica (emagrecer ou aumentar a massa, por exemplo). Mas é bom lembrar que nem todo treinamento com peso precisa ser exaustivo. Treinos leves já proporcionam melhor qualidade de vida. Os treinos devem ser iniciados com uma rotina leve – afinal, o primeiro passo é o aprendizado, que gera segurança no exercício – que também contribui para que se sintam menos dores no dia seguinte”.
Musculação emagrece? Não. Musculação, sozinha, não leva ao emagrecimento. O ideal para emagrecimento é o conjunto de musculação com atividades aeróbias e alimentação balanceada. Para perder peso é necessário proporcionar uma balança nutriocional negativa. Uma média, indicada por diversas pesquisas sobre o tema, é um gasto de 1.950 Kcal semanal (conseguidos através de exercícios físicos) e um déficit de ingestão calórica similar. O déficit total de 3.850 Kcal semanal é um excelente meta, o que representaria 2 Kg de emagrecimento por mês” – com essa combinação das atividades o sucesso é certo. Lembrando que regular a alimentação não é necessariamente e apenas comer menos, mas comer melhor e de forma mais saudável.