Você (não) merece

Confesso que não sou fã de fazer compras no supermercado, me sinto como as mariposas de Adoniran Barbosa, rodando, rodando, rodando… Até que, passando para pegar iogurte, ouço de relance uma mãe dizendo a seu filho de uns 5 anos ou mais, em prantos, que ele não merecia um iorgurte ou qualquer outra coisa. O que será que aconteceu para uma mãe negar a uma criança um iorgurte? Se uma mãe diz para um filho desta idade que não merece as coisas, o que é necessário para ele ser merecedor?

Filhos são aqueles que herdam todas as capacidades necessárias para a continuação da espécie, portanto, deveriam receber tudo para fazer deles pessoas preparadas.

Ainda não sou pai, mas acho que alguns demonstram suas inseguranças através de excessiva rigidez neste papel, por ainda serem imaturos. Castigos não melhoram o comportamento dos filhos, falo isso por experiência própria. Eu não fui um filho melhor porque meus pais me deram castigos, me colocando para ´pensar sobre o que eu fiz.´ Na minha cabeça, e sim eu me lembro bem, não conseguia ver um lado ruim nas minhas ações, e fazia qualquer outra coisa no quarto, menos pensar.

Mas, ainda pior é quando os pais não impõem limites algum na educação de seus filhos e muitas vezes suprem sua ausência com presentinhos infindáveis. Difícil acertar o balanço desta relação ´estica e puxa´.

Acho que a principal responsabilidade dos pais é dar condições para o crescimento e sobrevivência moral dos filhos no mundo. Pais, deem a seus filhos valores, experiências, sua atenção a tudo que eles fizerem, criando neles confiança e auto-estima.

Não se esqueçam que a vida também é feita de fracassos,  preparem seus filhos para lidar com eles e saber como contorna-los sem que sofram danos de ordem psicológica. As dificuldades são naturais da vida, muitas vezes é na situação do erro que aprendemos a ser melhor.

No mais, deixem que eles experimentem, como vocês experimentaram.