Sibéria pode ser um risco para a humanidade

On the shooting of "Serko", a film reenacting the longest horse-ride ever done in the history of man, : 9000 Km in 200 days from the Amur River to St Petersburg, by a Cossack named Dimitri Petchkov and his horse Serko in the winter of 1890. Siberia, Irkutsk District, Lake Baikal region, March 2005. Director: Joel Farges. Adaptation from the book by Jean-Louis Gouraud: Serko. Dimitri Petchkov (Actor: Alexei) and horse Serko riding over frozen Lake Baikal.

Ocupando uma vasta região de 13.100.000 km2. 77% da Rússia e do norte do Cazaquistão, a Sibéria esta dividida entre a Planície Ocidental Siberiana e o Planalto Central Siberiano. Possui um clima que varia entre polar e continental com termômetros que chegam a registrar temperaturas de até -60 °C no inverno, tornando se a região mais fria do mundo habitável situado na aldeia de Oymyakon.
Por ser coberta de gelo na maioria dos meses do ano e em trechos que nunca foram descobertos pelo derretimento, aquela região pode esconder grandes doenças letais como a varíola e antraz. Devido ao aquecimento global esta ocasionando o derretimento do gelo na região e o que mais agrava a situação é que no de 1890 ocorreu um surto de varíola que chegou a dizimar mais de 40% da população de uma cidade. Os corpos foram enterrados na camada superficial e estão passando por um processo de descongelamento mais acelerado, durante os verões do hemisfério norte que vai de junho a setembro.
Atualmente a Rússia combate um surto de antraz onde seu principal causador foi o degelo da neve que cobria os corpos de cervos e de humanos mortos pela doença. Ao norte da Rússia na cidade de Salekhard pelo menos 24 pessoa estão internadas no hospital com suspeitas com antraz.O antraz é causado pelo Bacillus Anthracis e pode ser encontrada em varias partes do mundo em rebanhos, essa bactéria produz esporos que podem contaminar através da ingestão de carne contaminada, inalada ou apenas pelo simples contato com o individuo ou animal doente. Já varíola trata-se de uma doença altamente contagiosa e fatal em 30% dos casos, segundo a Organização Mundial de Saúde. Trata-se de a única doença infecto contagiosa erradicada pela humanidade, que pode voltar devido ao aquecimento global.
Fonte: www.bbc.com
Foto: www.google.com