Nutrição no envelhecimento

No envelhecimento, vários fatores influenciam na qualidade de vida de nutrição dos idosos. A alimentação é um dos fatores centrais para a saúde e qualidade de vida do indivíduo.

Com o avançar da idade, a digestão e absorção dos nutrientes sofrem prejuízos que são atribuídos ao processo natural do envelhecimento. São caracterizados, principalmente, pela diminuição da sensação do paladar; diminuição da secreção salivar e gástrica; falha na mastigação; diminuição da absorção intestinal.

Nessa fase da vida todos os nutrientes são importantes, mas alguns devem ter atenção redobrada, como a ingestão de fontes protéicas, já que o seu baixo consumo pode aumentar a perda de massa e força muscular. Os alimentos principais são: carnes em geral, ovos, queijo magros, leites e iogurtes.

Outro micronutriente importante é o ferro, já que o seu baixo consumo pode levar a um quadro de anemia e falta de energia. Ele pode ser encontrado em carnes, gema de ovo, leguminosas e verduras verdes escuras.

Já o consumo adequado de fibras pode reduzir a constipação intestinal e auxiliar na prevenção de diversas doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Alimentos como chia, linhaça, aveia, verduras, legumes e frutas são boas fontes.

O cálcio pode auxiliar a boa manutenção dos ossos, funcionamento cerebral e ritmo cardíaco. Procure consumir alimentos como queijos, iogurtes, leite, gergelim, quinoa e folhas verde-escuras.

O zinco, quando consumido em baixa quantidade, pode prejudicar a imunidade, perda do sentido do paladar, dificuldade na cicatrização de feridas e desenvolvimento de úlceras de pressão. Você encontrará este nutriente em amendoim, semente, feijões, carnes magras, ostras e produtos lácteos.

Em relação ao ômega 3, ele pode atuar na prevenção de doenças neurológicas, além de ajudar a evitar a perda de memória e melhorar a concentração. É encontrado em peixes como salmão, sardinha, atum, chia, linhaça, macadâmia, castanha-do-pará, nozes e via suplementação.