Quais as diferenças do whey protein?

O whey protein é um suplemento proteico feito a partir da proteína extraída do soro do leite. Possui alto valor biológico, o que significa que contém todos os aminoácidos essenciais que nosso organismo não produz, e que participam da formação dos músculos, enzimas, imunoglobulinas e outros tecidos.

Atualmente são vendidos 4 tipos de whey protein: concentrado, isolado, hidrolisado e 3W. Este último é composto por uma mistura dos outros 3 tipos de wheys e normalmente possui mais whey concentrado e menos hidrolisado.

O whey concentrado passa por apenas um processo de purificação e possui em sua composição até 89% de proteína, porém há uma grande variação entre as marcas. O restante da sua composição é de gorduras e carboidratos. A sua absorção é a mais lenta dentre os tipos de wheys e deve ser evitado por intolerantes à lactose e caseína, além de poder provocar desconforto gastrointestinal em algumas pessoas. Este é o whey de menor custo e atende muito bem a grande maioria da população.

Já o whey isolado é o resultado do acréscimo de outras etapas de purificação do soro do leite. Ele contém mais de 90% da sua formulação na forma de whey puro, logo seu teor proteico é maior em comparação ao whey concentrado. Esse tipo de whey é mais aconselhável para intolerantes à lactose, porém pode existir até 1% de lactose no suplemento Ao comprar o whey isolado é importante olhar a lista de ingrediente e o valor nutricional, pois algumas marcas adicionam maltodextrina.

O whey hidrolisado é aquele que sofre alterações químicas para melhorar a absorção da proteína pelo organismo, etapa chamada de hidrólise, responsável pela quebra de proteínas em partes menores. Ele possui absorção mais rápida e é normalmente indicado para pessoa que tem dificuldade na digestão de proteínas ou comprometimento no sistema digestório. Em contrapartida é o whey de valor mais alto no mercado.

Um grande abraço!!!