Desfile de abertura da Semana Euclidiana 2023 – LINK 3/3

85ª Edição da Semana Euclidiana: Homenageando Euclides da Cunha e sua Influência na Cultura Brasileira

A cidade de São José do Rio Pardo deu início, nesta quarta-feira (9), à 85ª Semana Euclidiana, um dos eventos literários mais emblemáticos do Brasil, com programação até o dia 15 de agosto.

O foco deste ano recai sobre a temática “Presenças e Influências de Euclides da Cunha na cultura brasileira”, celebrando a marcante contribuição do renomado escritor e intelectual.

O evento teve início com um vibrante desfile, no qual 60 entidades percorreram a rua Francisquinho Dias, marcando o início de uma semana repleta de atividades culturais.

Clique no banner da Feira do Lar e encontre muitas novidades!

 

Durante sete dias intensos, os participantes poderão desfrutar de uma ampla gama de atividades, incluindo ciclos de estudos, envolventes oficinas, palestras esclarecedoras, exposições cativantes, apresentações musicais inspiradoras e uma feira de artesanato diversificada. VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Entre os ilustres convidados da Semana Euclidiana figura o ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, que proferirá uma conferência enriquecedora sobre a figura de Euclides da Cunha e suas contribuições no âmbito da ética.

A Importância de Euclides da Cunha em São José do Rio Pardo

São José do Rio Pardo foi a morada de Euclides da Cunha entre os anos de 1898 e 1901. Situado no número 145 da Avenida Euclides da Cunha, no coração da cidade, o Recanto Euclidiano testemunhou a produção de parte da obra mais célebre do autor: “Os Sertões“, um épico que retrata a Guerra de Canudos. Tal feito lhe conferiu não somente um lugar na prestigiosa Academia Brasileira de Letras (ABL), mas também no renomado Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).

No interior do Recanto Euclidiano, uma majestosa cúpula preserva a modesta cabana que serviu de refúgio ao escritor, também engenheiro, enquanto projetava a icônica ponte metálica sobre o Rio Pardo. Às margens desse mesmo rio, repousam seus restos mortais, em um cenário que evoca a herança profunda deixada por esse grande pensador.

Clique no banner do Zé Zanetti Calhas e aproveite dos melhores serviços

Seus restos mortais foram inicialmente sepultados no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. Contudo, em 1982, em um ato de reverência póstuma, tanto os restos mortais de Euclides da Cunha quanto os de seu filho, Euclides da Cunha Filho, foram transladados para São José do Rio Pardo, onde agora descansam serenamente à beira das águas que também desempenharam um papel crucial em sua vida e legado.

 

« de 13 »