Oração da Serenidade, uma oração para todos os momentos

Quando ingressei numa sala de N/A pela primeira vez, eu estava bem debilitada, passava por uma dor emocional muito grande. Não sei se foi o pior momento de todos. Mas, certamente, foi o tempo em que perdi o controle que achava que tinha da minha vida.

Nunca tinha ouvido falar em N/A. Nunca tinha lido a Oração da Serenidade. Pela primeira vez tinha começado um tratamento psiquiátrico, estava em terapia e duvidava que conseguisse sair da crise emocional em que me encontrava naquela época. Porém, por um desses felizes encontros que há na vida, almoçava num restaurante, quando encontrei  uma vizinha por quem sentia muita simpatia. Ao comentar que não estava bem e que passava por uma crise emocional muito dolorosa, ela me falou pela primeira vez do N/A.

Foi uma conversa muito boa que me trouxe muita esperança. Não esperei nem um minuto, na próxima reunião eu estava numa sala de 12 Passos na cidade em que moro. Na sala, bem em frente a mim, tive meu primeiro encontro com a Oração da Serenidade. Foi como uma iluminação: intensa e simples… aliás, como tudo na sala. Aquela oração, tão pequena e lógica, fez tanto sentido para mim naquela época, como faz desde então.  Ajudou-me imensamente a dar o 1º Passo, a aceitar o programa de recuperação de neuróticos anônimos e, principalmente, a aceitar minha impotência diante da dor.

Tudo o que precisava aceitar era que não tinha controle das minhas emoções doentias.  Repetia a oração da serenidade muitas vezes e falei sobre ela com minha família. Nossa… como foi bom, como fez tanto sentido! Como me ajudou a restituir a esperança e a autoestima necessárias para começar a recuperação.

Uma oração que me acalmou e me ativou para o programa. Toda vez que tenho algo importante para desempenhar, faço a oração. Quando estou numa situação estressante com outras pessoas, faço a oração. E quando estou tranquila ou mesmo alegre, também faço a oração.Nos tempos de pandemia, que implicavam em isolamento e me traziam medos, sempre fazia a oração. Nos momentos de  impotência a oração é um fundamento para que eu possa lidar com minha falta de controle sobre os acontecimentos da vida. Tenho muita sorte e agradeço por ter uma sala de N/A e por ter a Oração da Serenidade na minha vida e permitir que ela faça sentido nas minhas ações e nos meus pensamentos.