Como baixar o nível de colesterol via nutrição

O objetivo da dieta para baixar o nível de colesterol é reduzir o consumo de gordura trans/hidrogenada, saturada e colesterol, e incluir a ingestão de gorduras saudáveis, fibras e alimentos antioxidantes. É importante reduzir o consumo de carboidratos simples como açúcar, farinha refinada e xaropes adicionados em produtos industrializados.

Ao consumir leites e derivados é interessante optar por versões com reduzido teor de gordura como o leite semi ou desnatado, queijo light (apenas se atente para o que é indicado no rótulo, pois em alguns produtos este termo pode ser relacionado à redução de sódio) e iogurte desnatado.

Para quem gosta de carnes é preferível escolher cortes magros bovinos (por exemplo, patinho e coxão mole), cortes magros de carne suína, peito de frango e peixes em geral. Há peixes que irão trazer mais benefícios por possuírem na composição o ômega 3, como a truta, atum, sardinha, entre outros.

Frutas em geral são bem vindas por terem uma boa quantidade de fibras, uma vez que ajudam a diminuir a absorção do colesterol. Algumas frutas com perfil antioxidante como maçã, frutas roxas, frutas vermelhas e abacate podem apresentar um benefício extra.

As sementes de chia e linhaça possuem um efeito benéfico para baixar o nível de colesterol. Além de serem ricas em fibras (chia em torno de 35% e a linhaça em torno de 27%) possuem um bom teor de ômega 3. Elas podem ser adicionadas em receitas, saladas, iogurtes e em frutas. Já a aveia possui a betaglucana que auxilia na redução da absorção do colesterol.

Alimentos fontes de gorduras saudáveis devem ser adicionados cotidianamente, como as nozes, avelãs, amêndoas, castanha-do-pará, castanha-de-caju, macadâmia, azeite de oliva extra-virgem, semente de girassol, gergelim, entre outros.

Outros alimentos que podem trazer benefícios são as verduras, os legumes (berinjela principalmente), as leguminosas, os que possuem vitamina C, cacau em pó, chá-verde e fontes de prebióticos.