AREPID – Julho 2023

Olá, leitores de O JornalZinho

Entre os dias 15 a 17 do mês passado aconteceu, na cidade de São Paulo, o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo. A competição nacional foi realizada no Centro de Treinamento Paralímpico e contou com 612 atletas de 21 estados e do Distrito Federal inscritos em provas de pista e campo. Entre esses competidores estavam presentes 4 atletas da AREPID DEC: Bruno Montanheiro, da classe F41; Carlos Henrique Caveanha, classe F34; José Roberto Brito Junior, classe RR1 PETRA; e Marco Antônio Corrêa, da classe F64.

Todos tiveram boas participações neste evento. Foram quatro medalhas conquistadas: Carlos Henrique Caveanha participou das provas Arremesso do Peso, Lançamento do Dardo e do Disco, e levou três medalhas de ouro. Marco Antônio Corrêa foi responsável por outra medalha, conquistando o segundo lugar no Arremesso do Peso. Bruno Montanheiro teve bom desempenho no Arremesso do Peso e Lançamento do Dardo. Outro que também teve ótimo rendimento foi José Roberto de Brito Junior, participando dos 100 metros RR1 PETRA. Ele melhorou seu tempo em 1 segundo.

No Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo, que terminou no sábado, dia 17 de junho, três recordes mundiais e oito das Américas foram quebrados pelos atletas convocados para a Seleção Brasileira que irá ao Mundial de Paris, do dia 7 até 18 de julho.

Os Campeonatos Brasileiros passaram a ser organizados e realizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em 2018. Desde então, apenas em 2020 não houve competições devido à pandemia de Covid-19.

O Campeonato Brasileiro atende a todos os critérios estabelecidos pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC), mas todos os recordes registrados na competição ainda necessitam ser homologados pela World Para Athletics (WPA), braço do IPC que rege o atletismo paralímpico mundial.

Os próximos compromissos dos atletas da AREPID DEC serão os Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo, entre os dias 9 e 12 de julho, e a etapa final para os classificados, entre 9 a 12 de outubro, além do Meeting São Paulo, previsto para acontecer no mês de novembro. Na próxima edição traremos informações sobre o desempenho dos atletas que participaram do Jogos Escolares do Estado de São Paulo.

Até a próxima edição,  pessoal!