Metformina, Liraglutida e Sibutramina – A RECEITA QUE OS MÉDICOS NÃO TE CONTAM!!!

Estudo alemão comprovou o sucesso da Metformina na redução de peso corporal de 154 pacientes com um índice de massa corporal maior ou igual a 27 kg/m2, em um ambiente ambulatorial durante seis meses com uma dosagem máxima de 2.500 miligramas por dia.

Seria um sucesso? Em média a redução de sete quilos. Em seis meses o equivalente a um quilo por mês.

A Liraglutida na linha de medicamentos para o tratamento da diabetes mellitus tipo 2, parece ser muito indicada para redução de peso corporal. Um estudo multicêntrico com duração de 56 semanas mostrou redução média de peso corporal de ínfimos 6,2 kg em pacientes diabéticos.

Um medicamento testado em diabéticos é também prescrito a quem não tem diabetes. Imagine um paciente não diabético, com excesso de gordura corporal em que o médico prescreve terapia de Liraglutida por mais de 14 meses e no final, se ocorrer o mesmo resultado do estudo multicêntrico, o paciente aproveita uma média de redução de menos de sete quilos e ainda eventos adversos como náusea, vômito e dor abdominal.

E a Sibutramina foi realizada o estudo multicêntrico aponta que terapias para redução de peso corporal que envolveu simultaneamente exercício físico, dieta e sibutramina resultaram em redução de peso, porém foi notado um efeito atenuador da redução do peso corporal devido o uso prolongado da sibutramina.

Os pesquisadores do estudo alertam que o benefício da perda de peso corporal pode ser substancialmente compensado se as consequências metabólicas do tratamento farmacológico são diferentes daqueles produzidos pela perda de peso corporal induzida apenas pela dieta e atividade física.

Outro fato sobre a sibutramina: é sugerida para obesidade nas diretrizes da Associação Brasileira de Estudos Sobre Obesidade ABESO, porém a mesma entidade não apóia sua indicação em casos de distúrbios psiquiátricos.

Tomem CUIDADO…