Com recorde de desmatamento na Amazônia, crianças clamam: “Salve o planeta” e “Cuida da Terra”

Amazônia: Área desmatada corresponde a quase 60% do território brasileiro


De janeiro a setembro deste ano, a área de floresta derrubada na Amazônia Legal atingiu mais de 9 mil quilômetros quadrados, número quase oito vezes maior que a cidade do Rio de Janeiro. Os dados são do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia e mostram que a área desmatada da região corresponde a quase 60% do território brasileiro e foi a maior dos últimos 15 anos. Além disso, a degradação florestal causada pela extração de madeira e pelas queimadas cresceu quase 5 vezes.

Datas importantes assim como há o Dia Mundial da Água (22/3), o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), o Dia da Árvore (21/9), o Dia do Rio (24/11) e outras que foram instituídas a fim de conscientizar as populações para a importância da preservação de todos os recursos naturais existentes no planeta e, assim, garantir o futuro das próximas gerações.

SOS TERRA
Salve o planeta, Você que tem poder. Salvemos a Mãe Terra, não há tempo a perder”, esse é o clamor de crianças e jovens atendidos pela Legião da Boa Vontade (LBV) para a preservação do Meio Ambiente. A iniciativa integra as mais diversas ações educativas desenvolvidas pela Instituição, desde a mais tenra idade em suas dezenas de unidades socioeducacionais pelo país. As palavras fazem parte do videoclipe “SOS Terra”. Confira: https://www.youtube.com/watch?v=HHTtaaUAPYk

A propósito, “Educar. Preservar. Sobreviver. Humanamente também somos Natureza” é um dos lemas da LBV inspirado nas teses de seu presidente, o jornalista, escritor e educador José de Paiva Netto, cuja temática é desenvolvida permanentemente nas atividades socioambientais da Entidade.

SEM ÁGUA, NÃO HÁ VIDA!
Com escassez de água em muitas partes do planeta, que tal refletir um pouco a respeito da importância dos rios? Eles são fundamentais para a preservação e proteção dos recursos naturais, de grande importância para a vida dos mais variados ecossistemas, sem os quais não há vida na Terra. Nesse sentido, destaque para a vegetação existente nas margens dos rios, chamada de Mata Ciliar (Lei nº 4.771 — 15/9/1965). Essa vegetação evita o processo de erosão do solo e retém parte da água da chuva em suas raízes e tem papel fundamental na proteção dos rios. Funciona como se fosse uma esponja protegendo-os, evitando o ressecamento do solo, a erosão e o desbarrancamento e também preserva a flora e a fauna que vivem nesses locais.

CUIDA DA TERRA
Por isso, no Dia do Rio, data a ser celebrada no próximo dia 24/11, uma oportunidade também para refletir acerca deste importante recado das crianças atendidas pela LBV, na composição Cuida Terra, que recebeu o “Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza”, considerado o “Oscar da Ecologia”, na categoria “Melhor canção”, na 12ª edição do prêmio promovido pela revista Ecológico (2021).

As duas composições são de autoria do professor e músico Nilton Duarte, que atua há décadas no Conjunto Educacional Boa Vontade (formado pela Supercreche Jesus e pelo Instituto de Educação José de Paiva Netto), em São Paulo/SP, e são belamente interpretadas pelas crianças e pelos jovens atendidos pela Instituição.

Clique no link e confira o videoclipe:  https://www.youtube.com/watch?v=3br3EBUsh0M

SOS TERRA
Música e letra: Nilton Duarte
Interpretação: Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade, Grupo de Instrumentistas e de Dança do Instituto de Educação José de Paiva Netto e Orquestra Filarmônica Jovem Boa Vontade

Salve o planeta,
Você que tem poder.
Salvemos a Mãe Terra,
Não há tempo a perder.

Salve a água, salve o ar,
Salve as matas, os animais.
Dê a eles uma chance
De viver em Paz.

Chance de recomeçar
Novo Mundo, novo Lar,
Sem maldade, sem dor.
Mundo sim só de Amor.

Salve a Mãe Terra!

CUIDA DA TERRA
Letra e música: Nilton Duarte
Interpretação: Áthina Luiza (Brasília/DF), Nilton Duarte e Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade, São Paulo/SP.

Cuida do céu!
Cuida do ar!
Cuida do sol
E do luar!

Cuida das águas,
Rios e mar,
Sem poluir,
Contaminar!

Cuida também
Dos animais,
Que tanto bem
Eles nos fazem!

Cuida da Terra!

Cuida bem, sim,
Sem ser feroz!
Cuida de mim!
Cuida de nós!

Cuida agora!
Cuida, sim,
Que o amanhã
Não terá fim!

Lembra de Deus,
O Criador. Foi

Ele quem
Tudo criou.

Cuida da Terra!

Cuida do mundo!
Cuida da Vida!
Cuida de nós!
Cuida da Terra!

1 COMENTÁRIO

  1. Que linda e inspiradora mensagem das crianças da LBV! Parabéns!

Comments are closed.