Festival Gastronômico da Jabuticaba em Casa Branca (SP)

São dois finais de semana com atrações culturais, grande de variedade de pratos inspirados na jabuticaba e visitas para colher a fruta no pé

A 6ª edição do Festival Gastronômico da Jabuticaba está confirmada no município de Casa Branca – SP nos dias 16, 17, 18, 23, 24 e 25 de setembro. Considerada a capital estadual da fruta, a cidade promove o evento no Largo do Rosário com música, artesanato, roteiros turísticos e, principalmente, uma variedade de pratos que levam a jabuticaba como ingrediente principal ou acompanhamento.

O festival da jabuticaba reunirá restaurantes, estandes e barracas com cardápios personalizados que exploram a criatividade e versatilidade gastronômica da temporada de maior safra. As atrações culturais também integram a programação durante os seis dias de realização com artistas locais e regionais. Devido a pandemia da COVID-19, será a primeira edição do evento após dois anos de hiato. Em 2019, a celebração contou com um público de mais de 6 mil pessoas.

Capital da Jabuticaba

A cidade de Casa Branca está localizada a 230 km da capital paulista e possui pouco mais de 30 mil habitantes. Ao todo, existem mais de 50 mil pés de jabuticaba na região, ultrapassando até mesmo o número da população. O município é considerado o líder da produção da fruta no estado de São Paulo e o segundo maior de todo o país, de acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A região conta com caminhos para trilhas, campos e diversas opções para amantes de história. O roteiro cultural da cidade conta com 33 casarões do tempo áureo do café e pontos históricos com propriedades que vão do colonial mineiro até o estilo Belle Époque.

A florada da jabuticaba ocorre entre os meses de agosto e setembro, período de extrema importância da safra para a economia local e nacional.

#descubracasabranca

Mais informações:
Site da Prefeitura Municipal de Casa Branca
Descubra Casa Branca