PRINCIPAIS TIPOS DE RALOS

Em uma obra ou reforma, geralmente a escolha do ralo está longe de ser a prioridade dos clientes. Por isso, acabam deixando para depois ou não dando a devida importância a essa etapa do projeto. Contudo, por ser parte da estrutura da instalação hidráulica, o ralo certo faz toda a diferença na prevenção de problemas como vazamento e infiltração. Além disso, conhecer os diferentes tipos de ralos é importante para obter uma decoração moderna, bonita e funcional, sem qualquer erro de escoamento, presença de mau cheiro ou insetos que podem subir pelo encanamento. Conheça os principais tipos de ralos.

SIFONADO

É o modelo que recebe várias tubulações de esgoto, como o encanamento do ralo seco (chuveiro), da pia ou da cuba. Além disso, ele tem a característica de ter um compartimento com água armazenada (sifão). Esse sifão faz com que o mau cheiro de diferentes tubulações não suba para o ambiente, prevenindo que o banheiro fique com um odor desagradável. Em construções antigas ou residenciais sem manutenção em que há o ralo sifonado, é comum sentir um mau cheiro no banheiro por conta do processo de evaporação da água armazenada no sifão. Nesses casos, é simples solucionar o problema. É necessário apenas repor a água do sifão e fazer o uso do banheiro normalmente.

SECO

O ralo seco é composto por uma única tubulação de saída, no qual a água do chuveiro é escoada. Diferente do modelo sifonado, o ralo seco não deve ser instalado diretamente na rede de esgoto, pois não possuem sifão para prevenir que o odor ruim volte.

TRADICIONAL OU COMUM

São aqueles ralos circulares que praticamente todos já tiveram ou conhecem alguma casa que tivesse. Nessa categoria, a segmentação se dá mais pelo design dos ralos e grelhas do que pelo tipo (seco ou sifonado) ou funcionalidade. Geralmente, os ralos comuns são os que possuem o preço mais acessível e design mais simples. Contudo, é possível achar modelos com bom preço hoje em dia que são modernos.

LINEAR

É um tipo de ralo seco que proporciona um excelente escoamento. Dependendo da escolha da grelha e do revestimento no piso, o ralo linear fica bastante discreto. É uma opção mais moderna para quem prefere uma alternativa diferente aos tradicionais ralos redondinhos no canto do box. Assim como outros modelos, é possível encontrar opções em inox e plástico. Também é possível encontrá-lo em diversos tamanhos, sendo uma opção que pode ser utilizada em vários locais da construção como banheiros, garagens e piscinas, já que é possível encontrar esse tipo de ralo sob medida, por encomenda.

OCULTO

Também chamado de ralo invisível, é o modelo mais moderno e sofisticado entre os tipos de ralos, pois como o nome sugere, é o mais discreto entre todos. A instalação desse modelo é feita entre o porcelanato ou no revestimento escolhido.  É feito um recorte linear no piso para que o ralo fique embutido e o mais discreto possível. No ralo oculto linear, a instalação é feita durante a etapa de chumbamento, para fixar o ralo com a garantia de que ele ficará com espaço perfeito antes mesmo do assentamento do revestimento.  Nesse momento, é importante lembrar também do encaixe da grelha, deixando o espaço adequado. Por isso, é muito importante ter o modelo do ralo já nesse momento da obra, para tirar todas as medidas exatas.

Fonte: Obramax.