Felicidade

Procurando ampliar o meu conceito de “felicidade”, percebi que ele encerra um conteúdo bem mais amplo do que os conceitos comuns. É algo que a vida nos concede por meio de pequenas porções de bem. Ela tem o poder de tornar a vida mais leve, mais cheia de esperança e de encanto. Entretanto, é necessário termos consciência da sua verdadeira essência, para podermos transformá-la numa realidade em nossa vida.

Embora seja uma condição natural da vida humana, ela não é gratuita nem pode ser encontrada nas coisas externas ou puramente materiais, mas dentro de nós mesmos, à medida que a vamos criando, o que contribui para contrabalançar os momentos difíceis da nossa vida.

A recordação constante de todo bem já vivenciado, ajuda-nos a preservá-la, internamente, e integrá-la na consciência.

Existe uma tendência generalizada nos seres humanos em considerá-la difícil de ser alcançada. Na realidade não é bem assim. Isto me faz lembrar uns versos de Graciette

Salmon:
“Felicidade!… Quase sempre a temos
Perto de nós, bem junto ao coração.
Mas, crendo ao longe vê-la, nos perdemos
Nos incertos caminhos da ilusão”.

Muitas vezes, deixamos de valorizar os momentos felizes e de agradecer a Deus, fonte suprema de todos os bens, as oportunidades que Ele nos concede de várias formas, para podermos tornar a vida mais suave e agradável. Por exemplo: quando sentimos pela manhã, a alegria de um despertar tranquilo e um repouso, à noite, quando dormimos. De igual modo, a sentimos em todo bem realizado de boa vontade, assim como nos pensamentos de maior hierarquia, criados e guardados em nossa mente. Estas sensações são demonstrações da participação da nossa consciência e da sensibilidade, manifestadas em nós para suavizar as agruras dos momentos difíceis.

É importante estarmos atentos aos momentos vividos com a participação da consciência, porque eles sempre contêm partículas de felicidade.
Para aumentá-la, devemos viver de uma forma altruísta, procurando partilhar com os semelhantes todo bem que consigamos extrair da vida. Desta forma, não só contribuímos para a felicidade dos demais, como também para a nossa.
Sinval Lacerda

Para mais informações sobre a Logosofia e a Fundação Logosófica:
www.logosofia.org.br