A espiritualidade do serviço

Nesta minha caminhada de neurótico em recuperação tenho refletido muito sobre o legado do serviço e, cada vez mais, o sentimento de gratidão cresce em relação àqueles que vivem a espiritualidade desse legado, sem o qual não haveria esperança para muitos doentes emocionais e espirituais.

É através da prestação de serviço de Grover que inspiradamente adaptou o Programa de AA à doença mental e emocional que esta mensagem pode ser conhecida no mundo. No Brasil, graças a companheiros de jornada que doam seu tempo, seus esforços e sua vida, a mensagem de esperança continua a se propagar.

Sinto a providência do Deus amantíssimo que é apresentado em nossa segunda tradição na própria história de Neuróticos Anônimos. A capacitação de pessoas tão sofredoras, desorientadas e perdidas em conflitos existenciais como nós, os doentes emocionais e espirituais, para realizar essa obra de recuperação de outros doentes, só pode ser entendida numa dimensão que escapa à mera compreensão humana.

A boa vontade, a energia e a alegria que brotam na alma quando nos dedicamos à prestação de serviço, seja no nosso grupo ou fora dele em prol do Programa de N/A, não podem ser comparados a nada materialmente falando.

Desde o momento que entrei numa sala de reuniões e me deparei com pessoas se desnudando do orgulho, mostrando-se como realmente eram em sua dor e partilhando a sua luta para sair do estado espiritual em que se encontravam, algo totalmente novo passou a fazer parte da minha vida.

A espiritualidade que eu nunca havia experimentado me chegou de forma concreta através da prestação de serviço dos companheiros que me deram esperança quando eu jamais sonhara em ser feliz um dia em minha vida. A espiritualidade que me chegou através de N/A foi a coisa mais simples que poderia me acontecer, mas que só em N/A eu encontrei através do maior serviço que eu penso que um ser humano pode prestar a outro: abrir seu coração. Simples assim, abrir seu  coração!

E foi assim que meu coração também foi se abrindo no maior  milagre da minha vida. Eu fui descobrindo a felicidade! E essa felicidade não pode ficar guardada só para mim. Preciso partilhá-la, e quanto mais partilho, mais feliz vou me sentindo. Assim como a recuperação é progressiva, o serviço para a transmissão de sua mensagem, também o é. Mas devo ser prudente na prestação de serviço, não atribuindo nenhum triunfo à minha superioridade pessoal, mas sempre lembrar-me que somente posso elevar-me pela Graça do Poder Superior, Deus no meu entendimento.

Preciso estar alicerçado nos princípios espirituais e esse alicerce só pode ser construído em Unidade de propósitos e ações em prol do meu bem estar na mesma proporção do bem estar de meus companheiros em Recuperação. Só com o entendimento e a prática de todas as 12 Tradições na prestação de serviço, este se torna eficaz, me dá felicidade e promove o crescimento espiritual dos meus companheiros e de todos que precisam da mensagem de AMOR, o alvo e o propósito primeiro de todo o programa de N/A. Para mim isto é a Espiritualidade do Serviço. Paz e Serenidade.