O mecanismo psicoespiritual humano

O mecanismo psicoespiritual humano

Pela primeira vez na história da humanidade é possível ao homem ilustrar-se acerca da existência nele de um sistema mental que, ao ativar-se mediante o conhecimento de seus delicados mecanismos, se converte na simbólica chave mágica que abre o hermetismo dessas portas fechadas durante séculos aos requerimentos de sua razão. A Logosofia dá primordial importância à mente humana, reconhecendo-lhe prerrogativas transcendentais.
É de todo necessário insistir sobre o papel principalíssimo que o conhecimento desempenha na tarefa de articular o jogo sublime das faculdades da mente, por ser ali onde a inteligência, em harmonia com os conhecimentos que a ilustram, faz com que estes se fixem na consciência, criando-se assim a consciência transcendente, depositária dos conhecimentos, transcendentes também, que hierarquizam o patrimônio hereditário individual.

A consciência, interligada com a inteligência,
somente pode manifestar-se por meio dela

Recebe o eflúvio das verdades que, por via da inteligência, penetram no ser em forma de conhecimentos, e com ele se enriquece. A consciência usa da inteligência para manifestar-se e ao mesmo tempo enriquecer-se, o que torna a mente diáfana como a própria consciência, respondendo aos ditados desta última numa ação tanto mais fecunda quanto mais iluminada ela se encontre por efeito do saber.

Deve-se procurar, pois, uma comunhão perfeita entre mente e consciência, porque os conhecimentos depositados nela afluem à mente assim que deles necessita. Isso significa que a consciência põe à disposição da mente, iluminando-a, os conhecimentos nela depositados.

O sistema sensível, não poderia ficar à margem de quem se proponha a encarar tão meritório labor, uma vez que o conhecimento transcendente regula os movimentos da inteligência e da sensibilidade.

Resta-nos ainda particularizar a correspondência direta entre espírito e consciência, a qual se amplia em razão dos conhecimentos que absorve.

Tudo o que vive no Universo está movido por uma única fonte de energia. Em âmbito menor, também o homem conta dentro de si com essa mesma fonte, que se ativa ao pôr-se em contato com a vida universal. Essa fonte de energia é a consciência, única capaz de mover todo o mecanismo psicológico humano e, com isso, os canais do sentimento, o que torna os homens grandes, abnegados e nobres.

Extraído do livro O Espírito, pág. 84-87