PROJETO ADEGA | Penna Arquitetura e Urbanismo

PROJETO ADEGA | Penna Arquitetura e Urbanismo

PROJETO ADEGA | Penna Arquitetura e Urbanismo

INSPIRAÇÃO

EXECUÇÃO

Fonte: https://www.arqplace.com.br/garrafeira-ceramica-adega e acervo pessoal.

Salve galera, tudo bom com vocês? Hoje eu vim mostrar o projeto autoral de uma adega.

Ao se criar uma adega, você estará dando um passo considerável ao design de sua casa. Primeiramente deve-se pensar onde ela será instalada, qual o seu tamanho e modelo escolhido. Além disso, não esqueça de dar a devida importância à conservação da bebida, já que o vinho melhora ao longo dos anos se for armazenado na posição, temperatura e iluminação adequadas.

No projeto de uma adega, vários fatores devem ser considerados.

MODELOS

Fonte: https://www.vivadecora.com.br/foto/35707/cozinha-com-adega-de-vinhos-na-parede
e https://blog.gramaglia.com.br/adega-em-casa-como-fazer-uma-incrivel/

O modelo irá depender da área disponível para a criação desse móvel ou cômodo. Muitas vezes, as adegas são colocadas na própria cozinha, na sala ou é criado um espaço para elas, no subsolo, no porão ou debaixo das escadas, por exemplo. Para quem não tem muito espaço, os modelos eletrodomésticos, com climatizadores, são boas opções.

Lembre-se de não colocar a sua adega em locais próximos a avenidas ou ruas com alto tráfego, já que elas poderão ficar sujeitas a trepidações, o que irá prejudicar o correto armazenamento dos vinhos.

Além disso, as prateleiras ou suportes devem ser projetados de modo que as garrafas fiquem na posição horizontal, assim a rolha estará em constante contato com o vinho, o que contribui para sua conservação.

TEMPERATURA E UMIDADE

A temperatura ideal para conservar vinhos está entre 9°C e 18°C (que pode variar conforme a especificidade da bebida). Além disso, fique atento à umidade: níveis inferiores a 60% ou 70% ressecam as rolhas e oxidam o vinho. Mas, vale lembrar que, os vinhos não precisam ser guardados em ambientes refrigerados e a climatização é opcional. Apenas tome cuidado para que os valores não sejam muito distantes dos mencionados (muito quente ou muito seco).

Caso você deseje se tornar um colecionador de vinhos, a temperatura e umidade deverão ser os pontos mais importantes na criação da adega. É indicado contratar um profissional para fazer esse serviço de climatização. Geralmente utilizam-se ar-condicionado e umidificadores de ar.

LUMINOSIDADE

Fique atento à iluminação do local. Ela não deve incidir diretamente nos itens armazenados, já que pode estimular diversas reações químicas dentro da garrafa. Dessa forma, o melhor local para armazenar seus vinhos é longe do sol direto, já que este prejudicaria a qualidade das bebidas, devido às altas temperaturas e à própria luminosidade em si. Ou seja, um cômodo sem janelas, como um porão, ou ambientes com a face virada para o sul são ótimas opções.

REVESTIMENTOS

Caso a sua adega não seja climatizada, os revestimentos devem ser frios, para contribuir com a temperatura ideal do local. Tons escuros e com texturas rústicas são os mais bem-vindos para a composição desse espaço.

Fonte: http://www.embramaco.com.br/EN/produto/matrix-dark/0 e
https://roxceramica.com.br/revestimentos-ceramicos/piso-ceramico-laminata-57×57

 

Neste projeto, os revestimentos utilizados foram: Piso cerâmico Laminata 57x57cm da cerâmica Rox, no chão, e o Matrix Dark Connect 34x58cm da Cerâmina Embramaco, nas paredes.

MATERIAIS

As adegas planejadas geralmente são penduradas nas paredes ou apoiadas no chão. Os modelos de madeira são os mais utilizados, porém, alguns optam por utilizar blocos de concreto ou elementos vazados cerâmicos, dando ainda mais o visual rústico para o ambiente.


Fonte:
http://www.ceramicamartins.com.br/elementos-vazados-natural-rusticos/ e acervo pessoal.

Neste projeto foram utilizados os elementos cerâmicos, ou garrafeiras cerâmicas, tamanho 12,7×12,7x30cm da Cerâmica Martins. Dessa forma, o custo final do projeto acabou sendo bem menor, se comparado ao de uma adega planejada em madeira, além de o material cerâmico ajudar a reduzir a temperatura e umidade, favorecendo ainda mais o armazenamento do vinho.

CATALOGAÇÃO DE VINHOS

Existem adegas de diversos tamanhos, desde as pequenas até as extremamente grandes. Assim, é preciso pensar em uma forma de não apenas guardar os vinhos, mas catalogá-los, para saber onde cada um está.


Fonte: Acervo pessoal.

– Eles estão separados por tipo (tinto, branco, rosé, frisante branco, frisante tinto ou espumante), por safra (melhor ano para consumo) e identificados com a bandeira do seu país de origem.

– Na catalogação, cada vinho tem a sua “colmeia”, com sua respectiva identificação. Por exemplo: 3B (terceira linha da fileira B, que seria a segunda fileira). Além da sua identificação, o vinho vem acompanhado da sua ficha técnica, onde são encontradas informações como:  tipo de vinho, país, região, teor alcoólico, tipo de fechamento, produtor, serviço (que seria a temperatura ideal), volume, uvas utilizadas, safra, potencial de guarda e premiações, se houver. Ainda são encontradas especificações como: cor, aroma, sabor e prato que melhor harmoniza.

Para finalizar, você pode decorar ainda mais o local, com quadros, porta-rolhas, esculturas, mesas e cadeiras de madeira, entre outros. Sempre conte com um bom profissional para que ele o auxilie no seu projeto!

Ah! E lembre-se: é a limpeza e manutenção de uma adega não pode ser feita com produtos que deixam odores, como desinfetantes, por exemplo, já que as rolhas acabam absorvendo esses odores e, com o passar dos anos, passando para o vinho.

É isso! Espero que tenham gostado! Se ficou alguma dúvida, pode deixar para mim aqui nos comentários. Irei deixar os links dos revestimentos e dos elementos vazados que foram utilizados no projeto. Muito obrigada e até a próxima!

 

Links:

Matrix Dark Connect 34x58cm da Cerâmina Embramaco: http://www.embramaco.com.br/EN/produto/matrix-dark/

Piso cerâmico Laminata 57x57cm da cerâmica Rox:
https://roxceramica.com.br/revestimentos-ceramicos/piso-ceramico-laminata-57×57

Garrafeiras cerâmicas 12,7×12,7×30 cm da Cerâmica Martins: http://www.ceramicamartins.com.br/elementos-vazados-natural-rusticos/ (COD 28)

 

Redes sociais:
https://www.facebook.com/pennaarqurb
https://www.instagram.com/pennaarqurb/
https://www.youtube.com/c/PennaArquiteturaeUrbanismo