OS RECURSOS SÃO LIMITADOS

No mês de fevereiro, repensamos o conceito de “ser gente”. Vimos que, assim como os outros, temos nossas qualidades, mas temos também o direito de errar. Neste mês de março, refletiremos mais a fundo sobre os limites (nossos e dos outros) e como fazer para expandi-los.

OS RECURSOS FÍSICOS, MATERIAIS, FINANCEIROS, COGNITIVOS E EMOCIONAIS SÃO LIMITADOS.

Mas esse “limite” não é como um muro que não pode ser superado, e sim como uma linha no chão: é possível ultrapassar essa linha sem dificuldades. Ao fazer isso, no entanto, estamos nos expondo a diversas consequências ruins.
É simples entender isso com os recursos físicos: não podemos fazer mais do que o nosso corpo está preparado para fazer. Se não pratico esportes e tento correr, qual é o resultado?

Os recursos financeiros também são limitados e ultrapassar esse limite traz dívidas e uma série de problemas.

Um pouco mais complicado é entendermos que nossos recursos emocionais também têm limites. Não podemos viver estressados, irritados nem temos a capacidade de suportar todos os sofrimentos da vida passivamente. Isso prejudica nossa qualidade de vida, nossa saúde e o grande perigo é que as consequências ruins podem demorar para aparecer, vindo então como uma avalanche – doenças, dificuldades nos relacionamentos, depressão, amizades perdidas etc.

Após darmos o primeiro passo de reconhecer que nossos recursos são limitados – não podemos resolver um problema sem reconhecer que ele existe – podemos passar à segunda fase: trabalhar para expandir nossos limites. Dessa forma, podemos ir mais longe, sem desrespeitar nossas capacidades.

Trabalhando nossas próprias dificuldades, também aprendemos a ser mais tolerantes com o próximo. Os recursos do outro têm limites e estes não são iguais aos meus, ou seja, não posso exigir que meus pais, filhos, professores, amigos etc. sejam perfeitos, entendam tudo, acertem sempre. Eles têm seus limites.
É importante lembrarmos que os resultados serão melhores se agirmos com sinceridade, franqueza e autenticidade, movidos por amor. Manipulações, arrogância, mentiras e falsidade só servem para nos manter amarrados às antigas limitações e precisam ser trabalhados, se realmente queremos melhorar.

ESTE É O PRINCÍPIO QUE NOS PROTEGE E NOS MOSTRA NOVAS POSSIBILIDADES.