Assassin’s Creed dá um banho de História

Olá, leitores do Jornalzinho! Hoje o artigo é especial para a meninada que curte games. Confesso que essa não é a minha praia, mas o universo criado por Oliver Bowden é grandioso!

Oliver Bowden, para quem não sabe, é o pseudônimo de um famoso historiador inglês, Anton Gill, daí a profundidade e a coerência em todos seus oito livros sobre o Credo dos Assassinos.

Cada obra conta a história de diferentes personagens em que viagens no tempo, encontro com grandes celebridades, influência na política e no movimento histórico enriquecem os livros.

A Ordem dos Assassinos ou Irmandade dos Assassinos é uma seita liderada por um Mentor que, muito antes do Império Romano foi organizada e jurada por assassinos e inimigos dos Templários, contra quem lutaram durante toda a história da humanidade. Está filiada à vários grupos (Ocultos, Vigilantes, Mercenários, Cortesãs, Ladrões, Romani, Iniciados, e outros). Tem como religião o agnosticismo e o ateísmo e seus membros mais notáveis foram Bayek, Hassan-i Sabbãh, Altair Ibn-La’Ahad, Ezio Auditore da Firenze, Ratonhnhakéton e Desmond Miles (cada livro conta a história de um deles).

Enquanto os Templários buscavam o poder para salvar a humanidade de si mesma controlando o livre-arbítrio das pessoas, o Credo dos Assassinos lutava para assegurar a manutenção do livre-arbítrio de todos, valorizando o progresso de novas ideias e o crescimento do individualismo.

Além de ser muito bem estruturada (e isso conseguimos ver nos jogos), o fato de Bowden ter se apropriado e escrito em cima dessas aventuras, tornou a obra uma verdadeira lição de História.

Logo no primeiro livro, há um festival de informações sobre a Renascença, Leonardo Da Vinci, os Borgias, a política italiana da época, e tantas outras informações. Reconstruindo sobre um pano de fundo real, o escritor introduz, através de doses de aventuras fictícias dos Assassinos, fatos que marcaram o mundo e, consequentemente, dá um show de aula para a moçada.

Se acordar cedo e ler uma apostila de História não é algo muito estimulante para alguns, abrir um desses livros e estudar os pilares que mantem a Ordem em pé é muito encantador.

Abaixo, um vídeo do meu canal sobre Ezio e companhia. Leiam e divirtam-se. Ah, e não se esqueçam:

. Mantenha sua lâmina longe de um inocente;

.  Mantenha-se escondido na multidão e

. Nunca comprometa a Irmandade!

Até a próxima – e garanto que sua nota em História vai melhorar muito!