VIDA SAUDÁVEL NÃO SIGNIFICA SER MAGRA (O)

Pesquisas dizem que, às vezes, uns quilinhos a mais no corpo de quem pratica atividade física regular é muito mais saudável do que ser magra e sedentária. Por isso tire suas duvidas…

– Por que a atividade física pode ser mais importante do que fazer dieta? Porque, quando você faz atividade física, aumenta massa muscular (músculos), densidade da massa óssea, a força e a resistência. E tudo isso mantém o seu corpo forte, saudável, com uma boa postura e pronto para aguentar a sua rotina de trabalho, além de garantir energia para o seu dia a dia.

– Por que dieta sem atividade física não funciona para a saúde? Porque você pode até estar magro, mas ter uma alta concentração de gordura acumulada no corpo e, consequentemente, estar fraco, sem resistência, sem força e com pouca energia para sustentar a sua rotina de trabalho e lazer.

– Quem não tem grana para ir à academia ou ter um Personal, faz o quê? Caminhar (quantos minutos/dias)? Correr (percurso/dias)? Pode fazer atividade em casa, no parque, na praça e nas ruas. Pode caminhar, correr, pedalar e fazer treino funcional em casa ou na praça e ainda tem alguns trabalhos como burpee, pular corda e Hiit que se adaptam muito bem em espaços pequenos, como sala e o quarto. Iniciantes podem começar caminhando 2 x semana, 40 minutos, em torno de 3 a 4 km, e ir aumentando aos poucos até chegar em 60 minutos de caminhada, 5 x por semana, ou mesmo correr em torno de 4 a 6 km. Já pessoas avançadas não tem limite, mas devem manter o descanso de pelo menos 1 a 2 dias na semana. Lembrando que a corrida e a caminhada são atividades que todos podem fazer exceto quem possui alguma restrição médica. A recomendação do quanto depende do perfil do praticante.

– Quem é sedentário precisa ter cuidado antes de começar? Caso tenha algum problema articular nos joelhos, tornozelos e quadril, consulte um professor para organizar o treino antes de começar. Não existe nenhuma restrição: comece devagar e deixe para aumentar a intensidade da caminhada depois da primeira semana. Dores nos pés pedem um teste da pisada e um tênis adequado. Atenção use roupas confortáveis, fique atento à hidratação, mantenha uma alimentação mais saudável. Faça alongamento no final para relaxar o corpo, melhorar postura e prevenir os problemas posturais. Vai usar os aparelhos da praça? Faça uma avaliação física antes ou consulte um professor formado, caso não possa, comece com uma sessão leve e faça duas séries de 15, com repetição duas vezes na semana e depois aumente para três séries de 20, com repetição, e mantenha a frequência de 3 a 4 vezes na semana. Vai acompanhar um vídeo aula em casa? Certifique-se de que o profissional é formado e está apto a prescrever a aula. Depois verifique se a aula é adequada para o seu perfil, iniciante, intermediário ou avançado.

“Tenha cuidado pois nem tudo que se vê pode ser feito por todos: existem aulas que não podem ser feitas por pessoas com determinados problemas físicos como hérnia, desgastes articulares, cardíacos, hipertensos…”