Alimentação Vegetariana

Com o passar dos anos muitas pessoas começaram a adotar uma alimentação vegetariana, seja por motivos relacionado a saúde, questões ética, entre outros. Normalmente os vegetarianos são pessoas que não comem carnes, incluindo aves e frutos do mar, mas também podem englobar pessoas que evitam os laticínios e/ou ovos. Estudos mostram que esse estilo de alimentação pode diminuir risco de doenças cardiovasculares, tipos de câncer, hipertensão e diabetes tipo 2. Segundo a American Dietetic Association (ADA) os nutriente principais para vegetarianos são o ômega 3, ferro, zinco, iodo, cálcio, vit D e vit B12.

Algumas pessoas tem dificuldades para alcançar a ingestão proteica necessária, já que a principal fonte (carne) não pode ser consumida, mas vegetarianos que consomem laticínios ou ovos talvez não terão este problema. Existem maneiras de melhorar a ingestão da proteína com o uso de suplementos proteicos a base do soro do leite (whey protein por exemplo) e para veganos já existem suplementos proteicos de arroz e de ervilha. As leguminosas como feijão, ervilha, grão de bico e lentilha também possuem uma quantidade de proteína boa, mas precisam ser complementadas com cereais (ex: arroz + feijão ou quinoa +lentilha).

A deficiência de ferro é bem comum neste público. O consumo de vegetais verdes escuros (couve) é recomendado assim como consumo de castanha de caju, feijão azuki, feijão, lentilha, etc. E nesta mesma refeição recomenda-se o consumo de alimentos com vitamina C, como laranja e acerola, para aumentar a absorção deste mineral.

Os vegetarianos também costumam apresentar valor baixo de vitamina b12. Infelizmente na maioria das vezes há necessidade de suplementação ou acrescentar produtos poucos usuais na alimentação. Neste caso recomendo a ingestão de algas como chlorella ou spirulina.

Estes são apenas alguns cuidados na alimentação deste público, mas existem vários outros fatores para se preocupar. Procure um nutricionista para melhor adequação.