Coisa ruim pega!

Certamente você já conviveu ou convive com alguém que reclama do sol, da chuva, do frio, das pessoas, da Igreja, de Deus e do mundo! Nada está bom, ninguém é bom! Ou quem sabe você não seja um pouco assim?! Aprenda que ouvir alguém reclamar, mesmo que seja você mesmo, nunca faz bem. Compreendo que todos nós precisamos vez ou outra de “descarregar” nossas emoções e experiências negativas. Desabafar sabe?! Colocar para fora nossas angustias, insatisfações e até revoltas. Isso é importante e faz bem!

Mas me refiro aqui ao comportamento vicioso de murmurar, reclamar, criticar e até fofocar de tudo e todos. Pessoas negativas que, mesmo que não queiramos, acabam contaminando nossos dias e dependendo dos nossos vínculos até nossa vida toda.

Steven Parton, autor, cientista da computação e filósofo, examinou como as emoções negativas na forma de reclamações, tanto expressas por você mesmo ou vindas de outros, afetam o cérebro e o corpo, nos ajudando a entender por que algumas pessoas parecem não conseguir sair de um estado negativo. Sua teoria sugere que a negatividade e a reclamação realmente alteram fisicamente a estrutura e função da mente e do corpo. Ou seja, não é somente uma questão “comportamental”, a reclamação atinge e afeta negativamente nosso cérebro, nosso coração, nossa capacidade de mudança e mata lentamente nossa esperança nas pessoas e no mundo.

Logo, quando alguém derrama um caminhão de fofocas, de negatividade e drama em cima de você, te afeta bioquimicamente, diminuindo as suas chances de ser feliz. Retira sua paz e alegria de viver! Fora que esta explosão emocional realmente provoca estresse. E já sabemos que o estresse mata. Então, gente negativista, mata!

Fuja de pessoas fofoqueiras, murmuradoras, “reclamonas” e negativistas! Isso pega! E lute para não ser assim… Ninguém merece!

#SóUmToque