Pai: O Pilar de um Filho!

Estamos passando por momentos de transformação na nossa sociedade e nas famílias. Antes, a mãe ficava em casa cuidando dos seus filhos, enquanto o pai trabalhava para trazer o sustento para a família, mas agora vemos que muitas mulheres estão indo ao mercado de trabalho e os pais estão participando mais dos cuidados e rotina dos filhos. É desta figura extremamente importante no desenvolvimento de qualquer criança que iremos falar este mês: Os Pais!

O pai possui três funções importantes na vida de um filho:

Ser mais acessível ao filho, ou seja, estar disponível afetivamente para a criança, dando carinho e atenção;

1- Participar mais da vida do filho, criando brincadeiras e realizando atividades de cuidado e lazer com seu filho;

2- Assumir responsabilidade pela vida do filho e cuidados específicos (médico, escola) necessário para o filho se desenvolver.

A figura paterna pode ser representada por um adulto do sexo masculino (tio, avô) que participe da vida da criança e que tenha um vínculo satisfatório com ela.

É essa figura paterna que vai ajudar no processo de separação com a mãe para introduzir o filho para a sociedade.

As crianças que não convivem com seus pais ou possuem pais que interagem muito pouco com os filhos, têm dificuldades em reconhecer limites e de aprender regras importantes para viver em sociedade.

Esta ausência paterna pode gerar conflitos no desenvolvimento psicológico e cognitivo da criança, e influenciar o surgimento da agressividade, agitação motora, comportamento violentos, sem regras e limites.

As crianças que possuem um pai presente e participativo apresentam uma boa autoestima, sentem-se mais seguros para enfrentar as dificuldades da vida, possuem uma estabilidade emocional, e possuem maior rendimento escolar.

Que todos os Pais possam reconhecer a importância que possuem para seus filhos e os Amem incondicionalmente para também serem amados!

Feliz Dias dos Pais!