Teofania

Teofania é um conceito de cunho teológico que significa a manifestação de Deus em algum lugar, coisa ou pessoa. O extraordinário de Deus interrompe o ordinário de nossos dias e de nossas rotineiras vidas e propõe um tempo de graça e esperança presente e vindouro!

É justamente este o significado do Natal, uma teofania em meio à humanidade! Uma revelação de Deus através do nascimento do Menino Jesus! Nós não podemos deixar passar esta grande graça, não podemos ofuscar nossa visão pelas centenas de luzes artificiais, mas devemos permitir que a luz divina e autentica do Espírito guie nossos corações ao coração do Menino Jesus! Precisamos recuperar o sentido do sagrado mesmo na agitação deste mundo secularizado!  Enamore-se pelo Natal, não prenda esta data a perdas ou tristezas que insistem em causar-nos uma nostalgia amargurada! Deixe que Jesus surpreenda você!

Celebremos alegremente o Natal, como manifestação de Deus! Tomemos cuidado para não reduzir a fé a uma sequência de ritos e de fórmulas, repetidas talvez até mesmo com escrúpulo, mas mecanicamente e sem íntima participação de todo o ser. Fixemos nossos olhares na pobreza do Menino Deus! Façamos a escolha pelo necessário, pelo verdadeiro, pois o sentido de nossas vidas está no eterno.

Revistamo-nos de alegria! É Natal! E é a alegria de crer que temos de testemunhar. O mundo busca a alegria. Todos querem ser felizes! É algo comum a todos, bons e maus. Quem é bom, é bom porque é feliz; quem é mal, só é mal porque espera, com isso, ser feliz.

Que a felicidade do Natal, que esta grande teofania, não passe despercebida ou que a inversão dos valores não a ofusque, descentralize e nos faça esquecer: É Natal, nasceu Jesus! Alegremo-nos e por esta graça exultemos!