ONU diz que jogar comida fora tem conseqüências para o meio ambiente

Ultimamente temos acompanhado através da imprensa ou ate mesmo em nosso município sobre o desperdício de alimentos que ocorrem hoje. Desperdício esse causado muitas vezes devido a produtos que não alcançam preço de mercado ou ate mesmo produtos bons, mas que não tem qualidade para um consumidor exigente nos dias atuais. Estudos recentes apontam à grande influencia deste desperdício sobre o meio ambiente.
De acordo com o relatório “Os rastros do desperdício de alimentos: impactos sobre os recursos naturais”, divulgado no ultimo dia 11/09/2013 pela FAO (Food and Agriculture Organization) o, braço das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, um terço dos alimentos produzidos no mundo são inutilizados, ao longo da cadeia.
Os custos econômicos diretos da perda de 1,3 bilhões de toneladas de alimentos desperdiçados por ano podem chegar a US$ 750 bilhões de dólares por ano. Isso equivale a cerca de um terço da produção mundial.
A pegada hídrica da Agricultura aumenta por conta desses alimentos jogados fora, e ela é responsável por utilizar 70% da água doce consumida no mundo. A FAO calcula que o consumo de água doce equivalente a três vezes o volume do Lago de Genebra, ampliando os danos à biodiversidade causados pelo cultivo de uma única cultura.
“Não podemos simplesmente permitir que um terço de todos os alimentos produzidos seja perdido ou desperdiçado devido a práticas inadequadas, quando 870 milhões de pessoas passam fome todos os dias”, afirmou José Graziano da Silva, Diretor-Geral da FAO.
Quanto mais próximo do consumo um produto alimentar se perde na cadeia, maiores são as conseqüências ambientais, de acordo com a FAO. A cada etapa, o custo ambiental do início da produção de comida aumenta ao incorporar custos de processamento, transporte, armazenamento e utilização.
Fonte: www.oeco.org.br
Foto: www.oeco.org.br