Intolerância à lactose

A lactose é um carboidrato presente nos leites dos mamíferos e ao chegar no intestino ela precisa ser digerida para ocorrer o processo de absorção.

Quem faz o processo de digestão desse carboidrato é a enzima lactase, logo os pacientes intolerantes são os que apresentam deficiência ou ausência da enzima lactase.

É normal que a quantidade produzida desta enzima vá diminuindo ao longo dos anos, portanto esse quadro pode ocorrer em qualquer faixa etária.

O sintoma mais clássico é a diarreia após o consumo da lactose, mas alguns outros sintomas também são bem comuns como dor abdominal, dor no estômago, distensão abdominal, flatulência/gases, barulhos ao longo do intestino, assim como constipação intestinal (menos comum).

Após o diagnóstico positivo da intolerância deve-se retirar a lactose da alimentação.

Basicamente você deve abandonar os alimentos que contenham leite e seus derivados (iogurtes, queijos, manteigas) e produtos industrializados que contenham alguns destes alimentos na composição.

Hoje em dia existem vários produtos 0 lactose, mas deve haver cuidado com o consumo.

Apesar de no rótulo indicar 0 lactose, a grande maioria destes alimentos tem esse carboidrato. A diferença é que a indústria alimentícia acrescenta a enzima lactase no alimento (você encontrará essa informação na lista de ingredientes), logo é comum pessoas intolerantes sentirem sinais e sintomas com o consumo destes produtos.

Já os produtos sem lactose são os que não contém leite e/ou derivados na sua composição, que seriam mais indicados para esse quadro. Leites vegetais, queijos vegetais (soja, castanhas), kefir podem ser substitutos de alimentos que contenham lactose.

E em casos que a pessoa sabe ou que tem dúvida se vai consumir alimentos com lactose, é válido o consumo de medicamentos que contenham a enzima lactase.

Caso tenha dúvida, é importante procurar um gastroenterologista para ajudar no diagnóstico e um nutricionista para orientar a alimentação.

Um grande abraço!