Bate Bola – Um pouquinho de tudo

CLUBE

Breno Travesso é reeleito presidente da AAR

Nivaldo Soares e Breninho Travesso

Por unanimidade, Breno Travesso Júnior (Breninho) e Nivaldo Soares foram reeleitos e reconduzidos aos cargos de presidente e vice da Associação Atlética Riopardense (AAR). A posse aconteceu na noite do último 2 de julho, na sede social do clube “Aníbal de Sá Pinto”, na praça da matriz de São José do Rio Pardo/SP.

Breninho está na presidência desde julho do ano passado e permanecerá por mais um ano. Dentre seus novos projetos, a instalação do sistema de energia fotovoltaica.

Fundado em 1º de janeiro de 1930 e com maioria de suas atividades concentradas no complexo esportivo situado na Vila Pereira, o clube conta hoje com cerca de 3,8 mil associados, entre patrimoniais, contribuintes e dependentes. Luiz Paulo Cobra Monteiro, presidente da AAR em 1984, atualmente é o presidente do conselho deliberativo da agremiação.

A diretoria de Breninho para o mandato 2022/2023 foi quase totalmente reconduzida: Dênis José Ludovichi e Agnaldo Ibanhez (primeiro e segundo tesoureiros), Rosoel Donizete da Cunha (secretário geral), Márcio Buffoni D’Ávila e Cristiano Ávila Farah de Souza (primeiro e segundo secretários), Luciano José Rossetto (diretor social), Anderson Reder Viana (diretor de esportes) e Luís Alessandro Perillo (diretor de patrimônio).

 

TRIATHLON

Marcos de Pauli disputará Mundial na Espanha

Marcos de Pauli ladeado pelos vereadores Rubinho Pinheiro e Pedro Giantomassi

O rio-pardense Marcos Alberto Gonçalves de Pauli está garantido no campeonato mundial de cross triathlon 2023, previsto para acontecer na ilha de Ibiza, na Espanha. A classificação aconteceu no último 7 de maio, quando em Ilhabela/SP foi o vencedor de prova na faixa etária 35 a 39 anos.

Participando de competições da Confederação Brasileira de Triathlon, em 19 de junho na etapa do certame nacional da modalidade também foi o primeiro colocado em Juiz de Fora/MG, em percurso bastante técnico e de alto nível. Marcos de Pauli completou a prova em 1h42min. Foram 900 metros de natação, 21 km de mountain bike e ainda 5 km de corrida em trilha.

Durante a sessão da Câmara Municipal do último 5 de julho, Marcos de Pauli recebeu moção de congratulações (foto) pelos últimos feitos. Segundo a assessoria de imprensa do Legislativo, o triatleta agradeceu a homenagem e o reconhecimento dos vereadores, destacando que pretende levar o nome de São José do Rio Pardo para os lugares mais altos dos pódios.

Corretor de imóveis na Imobiliária Brasil, Marcos de Pauli completou 35 anos neste 17 de julho. Casado com Luísa Petrocelli de Ávila Ribeiro, é filho de Antônio Aparecido e Olga. Além do patrocínio e incentivo de rio-pardenses, tem o apoio de esportistas e empresas de Tapiratiba e Caconde. Em suas redes sociais, em treinamento às 6 da manhã recentemente cravou: “Não desista só porque as coisas estão difíceis. Faça da dificuldade a sua motivação”.

 

FUTEBOL

Donizeti é o atual preparador de goleiros do Jacobinense/BA

Nascido em São José do Rio Pardo em 1979 e com infância vivida na fazenda Rio do Peixe, Luciano Donizeti Nunes Alexandre (foto) no início desta temporada de 2022 foi o preparador de goleiros do Goianésia, depois de atuar no ano passado pelo Inhumas, também de Goiás. Recentemente acertou transferência para o Jacobinense, de Pituaçu/BA, clube que disputa a segunda divisão baiana de profissionais.

De 2017 a 2020, Donizeti trabalhou no Luverdense/MT e anteriormente no Anapolina/GO. Ex-goleiro, Donizeti jogou a final da Copa do Brasil de 2002 pelo Brasiliense/DF, na derrota para o Corinthians. Como jogador iniciou em 1996 nas categorias de base do União Barbarense, de Santa Bárbara d´Oeste, posteriormente defendendo vários clubes: sub-20 do Flamengo/RJ, Rio Preto, Ituano, América/RJ, Gama/DF, Volta Redonda/RJ, Moto Club/MA, Ceilândia/DF, Crac/GO e seu último time foi o Sobradinho/DF em 2015.

 

FUTEBOL DE BASE

Rio-pardenses vice-campeões na Copa São João

Otávio Procópio, Isaac Rozin (com o troféu de vice-campeão) e Lucas Agassi

São João da Boa Vista sediou de 7 a 11 deste julho a 22ª edição da Taça São João/UNIFEOB do Interior Paulista, reunindo 46 equipes de quatro estados. Os jogos aconteceram em quatro estádios são-joanenses e os jogadores alojados em 11 escolas do município. A competição é disputada nas categorias sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18, com presença de vários “olheiros” e empresários ligados a clubes profissionais.

Sempre realizado em janeiro, o evento deste 2022 foi transferido para julho devido o alto índice de casos do Covid-19 no início do ano na cidade. Vários profissionais da atualidade já participaram deste tradicional certame, que também já contou com equipes internacionais. Exemplificando, o atacante Yuri Alberto, ex-Santos e Internacional/RS e recentemente anunciado como reforço do Corinthians que o contratou junto ao Zenit da Rússia, foi o artilheiro desta Copa São João em 2015.

Três rio-pardenses, convidados para defenderem o sub-12 da Sociedade Esportiva Sanjoanense de São João da Boa Vista, sagraram-se vice-campeões: o goleiro Isaac Vieira Rozin (que foi o menos vazado da categoria), o lateral Luís Otávio Procópio Machado Mazziero e o zagueiro Lucas Agassi Pedroza.

MAIS UM

Pedroza fará testes no Palmeiras

Um dos destaques da categoria sub-12 na recente Copa São João foi o zagueiro Lucas Agassi Pedroza. O vice-campeonato defendendo a Sociedade Esportiva Sanjoanense (SES) resultou no assédio de agentes de clube gaúcho e também do Palmeiras. Este rio-pardense foi convocado a permanecer uma semana, neste agosto, em testes no Centro de Treinamento (CT) do Palmeiras, na grande São Paulo/SP.

Além dos grandes clubes, a SES de São João da Boa Vista convidou Lucas a integrar sua equipe de treinamento. Em São José do Rio Pardo, iniciou aos 5 anos na escolinha “Flamengo/Rondinelli” e posteriormente pela Associação Atlética Riopardense e “Tio Lê”.

De alta estatura (já com 1,68 metros), Lucas é habilidoso e tem boa saída de bola após jogar em várias posições. “Havíamos sido orientados por olheiros para que se firmasse como zagueiro e ele está se saindo muito bem”, revela o pai Renato Gonçalves Pedroza, advogado e ex-atleta amador de natação, futebol, handebol e destaque – quando adolescente – no basquetebol do Rio Pardo FC. Lucas é filho de Juliana e tem o irmão Davi, de 2 anos.

Outro rio-pardense que está no Palmeiras desde ano passado é Lucas Jorge Santos Alves Orfei, de 11 anos, como constantemente este O JORNALZINHO vem divulgando.

FUTEBOL DE MESA

Associação Rio-Pardense completa 50 anos

A Associação Rio-Pardense de Futebol de Mesa (ARFM) no último 8 de julho completou seu cinquentenário. Até nos dias atuais praticantes (alguns deles são fundadores do grupo) seguem com encontros nos finais de semana no salão de festas da igreja Três Reis, no jardim São Roque, em São José do Rio Pardo/SP.

Esta ARFM por décadas participou de campeonatos regionais e estaduais, representando São José do Rio Pardo por meio dos clubes Limoeiro, Rio Pardo FC e mais recente a Asssociação Atlética Riopardense.

Inventado na década de 1930, o futebol de mesa (também chamado de futebol de botão) é um jogo em mesa com botões apropriados que, de certa forma, representam os atletas e são movidos com o auxílio de uma palheta. Pode ser um passatempo e praticado visando competições.

Início da década de 1970, na sede da Associação Alética Riopardense: partida entre Cláudio x Alfredo Nicolas, assistida pelo cantor galã (de óculos escuros) Marcos Roberto, botonista que trabalhava no programa Silvio Santos. A vinda destes paulistanos a São José do Rio Pardo incentivou a fundação da ARFM

VOLEIBOL

Casa-branquense Vera Mossa, ex-Seleção Brasileira

Em foto recente em Casa Branca, Vera Mossa com o parente e médico rio-pardense Luís Otávio dos Santos Alves.

Vera Helena Bonetti Mossa nasceu em Casa Branca/SP em 1964. Filha do ex-atleta e recordista brasileiro dos 110 metros com barreiras, Carlos Luís Mossa, e da esportista Maria Helena Bonetti Mossa, ambos professores de Educação Física, com 8 anos já era incentivada pelos pais a praticar esportes e acompanhar o pai no atletismo, mas ela iniciou na natação e descobriu em sua terra natal sua paixão no voleibol.

Com 16 anos já estava na Seleção Brasileira Adulta nas Olimpíadas de 1980 em Moscou, também disputando os Jogos Olímpicos de 1984 em Los Angeles e Seul em 1988. Encerrou carreira em 2000. Em seu segundo casamento, com o ex-atleta e atual treinador Bernardinho, nasceu Bruninho, destacado jogador de vôlei.

Recusou, no auge da carreira, insistentes propostas para posar nua (foi uma das primeiras musas do voleibol brasileiro), além de participar em 1985 do filme “Rock Estrela”, estrelado por Malu Mader e Diogo Vilela. Recentemente possuiu comércio de bijuterias em Campinas/SP e trabalhou como comentarista de vôlei nos canais SporTV e Record.

 

FUTEBOL

Mocoquense Pablo Charallo está no paranaense CAC

Pablo Veron Charallo Vital (foto), que completou 18 anos no último 4 de maio, é outro jovem que segue tentando o futebol profissional. Depois de passagem pelas categorias de base do Linense, de Lins/SP, este lateral direito de Mococa/SP está no Clube Atlético Cambé (CAC) disputando o atual campeonato paranaense sub-20. O município de Cambé, com cerca de 100 mil habitantes, situa-se na região metropolitana de Londrina. O clube disputa a terceira divisão de profissionais.

 

FUTEBOL

Miguel Bianconi está no Jorge Wilstermann da Colômbia

Miguel Bianconi Kohl (foto) estreou no último 7 de julho no Jorge Wilstermann, da Colômbia, que sempre disputa competições sul-americanas.

Natural de Mococa e com atuais 30 anos, este atacante estava na Grécia desde 2018, onde defendeu Platanias, Lamia, Levadiakos e recentemente Anagennisi Karditsa. Iniciou carreira em 2007 nas categorias de base do Palmeiras, foi convocado para a seleção brasileira sub-20 e depois passou por Comercial de Ribeirão Preto, Ponte Preta de Campinas, Mogi Mirim, Bragantino e times da Romênia, Coréia do Sul e Japão.

Miguel é sobrinho do também mocoquense Marcelo Bianconi, jornalista esportivo desde 1986 com passagens pelas emissoras Bandeirantes, Globo, SporTV, ESPN, Cultura e RedeTV!. Nos últimos anos retornou à cidade natal, onde foi Secretário de Esportes da Prefeitura Municipal.

 

SOLIDARIEDADE

Projeto Rodha supera desafio dos 15.000 km

 

A prática de atividades físicas e a arrecadação de fundos. Estes são alguns dos objetivos do Projeto Rodha com a promoção neste julho do “Desafio dos 15.000 km”. Atingindo esta distância na soma da quilometragem de todos os inscritos, serão arrecadados R$ 4 mil para este projeto.

Até na última terça-feira, dia 26/07, a meta já havia sido superada: eram 15.332 km deste desafio virtual. Na semana passada, adeptos ao ciclismo partiram para o caminho da fé, rumando 380 km para o santuário nacional de Aparecida/SP. “Ainda dá tempo: até 31/07 em suas redes sociais postem nos stories e marquem @ProjetoRodha. Vale corrida, caminhada, pedalada, natação e até passeio com cachorro”, divulgam os organizadores.

Rodha é uma associação sem fins lucrativos, formalmente constituída em 2019 por alguns jovens líderes rio-pardenses. É um projeto social que patrocina estudos em escolas particulares, concedendo suporte a adolescentes do ensino público de São José do Rio Pardo. “Buscamos conceder a selecionados alunos carentes oportunidades para que estudem nas melhores escolas, com a chance de disputarem em condições de igualdade vagas em universidades do país”, destacam os idealizadores.

Para celebrar o sucesso desta promoção, um pedal de encerramento está programado para a manhãzinha deste domingo, dia 31/07, com trajeto de 25 km com saída da área de lazer próxima do ginásio municipal de esportes “Tartarugão”.

 

BASQUETEBOL

Felipe Taddei disputará o Paulistão por Tatuí

O rio-pardense Felipe Taddei (foto) continua profissionalizado no basquetebol. Com atuais 30 anos, segue integrado no elenco de Tatuí, que disputará o Paulistão 2022 da modalidade que será iniciado no próximo 18 de agosto.

É a terceira passagem de Taddei por Tatuí, município de cerca de 125 mil habitantes (na região metropolitana de Sorocaba) e conhecido como a cidade dos doces caseiros e a capital da música onde há a maior escola (conservatório) da América Latina. Taddei tem contrato com o clube tatuiense até o início de 2023.

Taddei iniciou carreira no Rio Pardo FC e depois jogou quatro temporadas em Franca, quando defendeu a seleção brasileira sub-18 em 2010 nos Jogos Sul-Americanos na Colômbia e no ano seguinte no Mundial sub-19 na Letônia. Em 2008 foi eleito o atleta do ano na categoria infanto/juvenil pela Federação Paulista de Basquetebol. Também jogou profissionalmente pelo Universo de Vitória/BA, América de São José do Rio Preto, Ceará, nos paranaenses Campo Mourão e Pato Branco, o Brasileirão 2021 pelo Joinville/SC e foi bicampeão por Tatuí no final do ano passado no Paulistão da divisão de acesso.

 

FUTEBOL

Mistão do DEC começa em setembro em S.J.Rio Pardo

Reunião na noite do último 21/07 definiu a realização do Campeonato Municipal de Futebol “Mistão”, que será promovido pelo Departamento de Esportes e Cultura (DEC) da Prefeitura de São José do Rio Pardo/SP.

O certame iniciará no começo de setembro e os times terão até 19 de agosto para confirmarem participação. Segundo informa o atual diretor de esportes da autarquia rio-pardense, Mário Frederico da Silva (Marinho), as equipes não terão custos para participarem da competição que será arcada pela municipalidade.

Este campeonato é destinado ao sexo masculino, tanto para adultos como jovens, pois da maneira como é divulgado pode gerar aos que não acompanham o futebol a interpretação de um evento heterogêneo e/ou mesclado.

 

PROVA DE RUA

Rio-pardense é 3º colocado em Mogi Guaçu

Mogi Guaçu sediou em 17/07/2022 competição de corrida de rua, com presença de alguns rio-pardenses. João Paulo de Oliveira (à direita na foto) foi o terceiro colocado na categoria 30 a 34 anos.

Domingo, dia 24/07, aconteceu prova em Muzambinho/MG, no próximo dia 07/08 em Vargem Grande do Sul/SP e em 28 de agosto deverá acontecer em São José do Rio Pardo. Todas competições são promovidas pela SuperAção Eventos. Mais informações no www.corridaderuasuperacao.com.br

 

DE CACONDE

Flávio Trevisan continua no futebol asiático

O cacondense Flávio Trevisan (à esquerda na foto de arquivo) trocou de clube, mas segue na Arábia Saudita: agora ele é o preparador físico do Al Taawoun, clube da primeira divisão de profissionais. Com atuais 64 anos, desde 2019 Trevisan está trabalhando no deserto asiático.

Ex-preparador físico do Corinthians, dos gaúchos Grêmio e Internacional, Palmeiras e Figueirense/SC, dentre outros times, também atuou no futebol japonês e no Colo-Colo do Chile.

 

PARATLETAS

AREPID segue em treinamentos

Carlos Henrique Caveanha (Kaique, à direita na foto com o professor Sérgio Henrique Braz), presidente da Associação Riopardense Esportiva e Paradesportiva do Idoso e do Deficiente (AREPID), informa que as competições paraolímpicas dos Jogos Regionais foram canceladas. O comunicado da Secretaria Estadual de Esportes do Governo do Estado anuncia que estão estudando nova forma de disputa para os paratletas.

A equipe competitiva segue treinando durante a semana na pista de atletismo “Ayrton Senna da Silva”, no estádio municipal “Palmyro Petrocelli” em São José do Rio Pardo/SP, visando o meeting nacional previsto para o próximo dezembro em São Paulo/SP.

FUTEBOL

Guaranesiano está jogando em Blumenau/SC

Eduardo Dias Silva, de Guaranésia/MG, está com 20 anos e jogando futebol pelo Blumenau. Meia atacante, iniciou carreira em 2019 no sub-17 do Botafogo de Ribeirão Preto, ao qual segue com contrato, mas emprestado ao clube catarinense que disputa a primeira divisão de profissionais.