Homenagem ao Dr Alcides Tiezzi

Dr. Alcides Tiezzi, 87 anos, bem vividos, completados no dia 21 de julho.

É motivo de muita alegria, honra e grande privilégio poder homenagear o Dr Alcides Tiezzi, por ocasião de seus 87 anos, comemorados neste mês de julho.

Neto de um Imigrante Italiano provindo da região da Toscana, filho de um exímio Carpinteiro e Artesão, ele nasceu em São José do Rio Pardo.
Durante a infância, nos idos anos 40, foi acometido pela poliomielite. Seu pai amoroso, não mediu esforços para buscar tratamento em São Paulo. As longas viagens de trem e a constante companhia do pai marcaram a sua vida e a sua história para sempre, com a bênção da cura.
Memórias da infância, após o tratamento contra a paralisia infantil

Conta com orgulho, que ainda muito jovem, aprendeu o oficio de alfaiate com seu primo Genésio, na Alfaiataria Irmãos Tiezzi, nos tempos em que o terno reinava na história da moda masculina.

Este foi o seu primeiro emprego.

Na porta da Alfaiataria Irmãos Tiezzi: Alcides, Sérgio Trevisan (Bauru Camiseiro), Antônio Martimbianco, (nome desconhecido) e Genésio Tiezzi

Casou-se em 1961 com Clenda Innarelli e teve três filhos, Cicero, Alcides Jr e Mônica.

Alcides & Clenda Innarelli Julho / 1961

Recém-casado, buscou sua primeira graduação em História e logo passou a lecionar geografia, história, e OSPB, na Associação de Ensino e na Faculdade Euclides da Cunha.

Faculdade de História Primeira Graduação

Trabalhou no Departamento de Estradas de Rodagem-DER por 28 anos, onde coordenou todo um trabalho de fiscalização, recuperação e expansão das rodovias da região.

Em 1975 conquistou a sua Segunda Graduação, desta vez em Direito e atuou em Direito de Família, sob a prerrogativa da mediação de conflitos, sempre priorizando a prevenção de litígios, a fim de promover a harmonia nas relações familiares. Intuitivo e íntegro, já praticava o que hoje é conhecido como “Direito Humanizado”.

1975 – Formatura de Direito – 1ª turma – UNIFAE – São João da Boa Vista: Alcides Tiezzi, Clenda (esposa), Amália (mãe), Cicero (primeiro filho), e ao centro, Alcides Júnior (segundo filho)

Na política, foi o primeiro Vereador eleito com 18 anos. Exerceu três mandatos sem remuneração, pois era assim que se trabalhava em política na época; e hoje orgulha-se de poder ratificar o quanto contribuiu para trazer a fábrica da Nestlé para o Município.

Foi Juiz de Paz por mais de 39 anos, por isso já perdeu as contas do número de casamentos realizados em Cartório.

Rosa Marin, Alcides Tiezzi e João Marin no Cartório, quando a sala era sob o prédio do Fórum.

Em 2011 o Casal Alcides e Clenda teve a felicidade de celebrar as Bodas de Ouro; mas em 2019 ele perdeu a sua amada companheira de jornada, após 58 anos de união.

Bodas de Ouro – Alcides & Clenda com os filhos, Alcides Júnior, Mônica e Cicero
Bodas de Ouro – Alcides & Clenda com seus amados netos, Viviane, Guilherme, Henrique, Mariane e Leonardo (in memorian)

O passatempo predileto do casal sempre foi jogar tranca com cartas de baralho, como diversão; e adoravam contar com a companhia de Maria José Innarelli, de Paula, irmã de Clenda.

Alcides, sua cunhada Maria José, parceira no jogo de tranca, e esposa Clenda

Por conta da pandemia, viu-se obrigado a abandonar o ofício de Juiz de Casamento, já que sua idade o inclui no grupo de risco.

Enquanto isso, seu hobby predileto tem sido cuidar de seu Sítio Sant’Ana (“menina dos olhos”); e salvo os devidos cuidados, reúne-se à família, a alguns amigos próximos, companheiros de vida, e amigos maçons.

Visita à Pedra Balão, em Poços de Caldas
Visita à Bones Cervejaria, em Poços de Caldas, ao lado de seu sobrinho Luiz Paulo, Sócio da casa
Visita ao Mirante – Caconde em 2018 – Alcides Jr, Denise (nora), Mônica, Alcides & Clenda, Vera (nora) e Cicero
Natal de 2020 – Carlos Mantovani (genro), Mônica e Alcides.
21/07/2021 – Parabéns ao Dr. Alcides!

Queremos manifestar a nossa admiração ao Dr Alcides pelo seu legado, imbuído de muita coragem, superação e inúmeras vitórias!