Cirurgias Guiadas em Odontologia

A tecnologia hoje existente para várias áreas da saúde nos permite uma maior precisão no planejamento e na execução de procedimentos. Especificamente no campo das cirurgias odontológicas esse avanço é nítido e cada vez mais presente no cotidiano da clínica.

Com os escaneamentos intraorais e os exames de imagem como a tomografia computadorizada, é possível unir esses arquivos digitais e criar uma réplica virtual da situação do paciente. O planejamento é feito todo no computador e é possível fabricarmos guias que, na hora da cirurgia, repliquem o que foi planejado digitalmente.

Isso acontece de forma mais rotineira com os implantes. Após planejar a posição exata que o implante deve ocupar no osso (critério mais importante da implantodontia), uma guia acompanhada de instrumentos específicos nos permite realizar a cirurgia com uma margem de erros muito menor, tempo consideravelmente mais rápido e menor necessidade de acesso visual, deixando o procedimento menos invasivo e o pós-operatório mais confortável.

Outras cirurgias também se utilizam dessa tecnologia além dos implantes. Extração de dentes do siso, extração de dentes supranumerários e cirurgias de enxerto podem ser procedimentos otimizados através das guias.

Consulte o (a) cirurgião(ã)-dentista para saber se o seu caso seria beneficiado com a cirurgia guiada.

Até a próxima!