Bate Bola – em dia com as notícias do esporte

JIU-JITSU
Nº 1 do Brasil, Pardal atinge a 7ª colocação do ranking mundial

O rio-pardense Rodrigo dos Santos Almeida, o Pardal, sagrou-se campeão em sua categoria no campeonato internacional master de jiu-jitsu (foto). Foi no último fim de semana de julho no Rio de Janeiro, no Parque Olímpico da Vila Militar, reunindo centenas de lutadores de vários países. O evento é organizado anualmente pela International Federation, em parceria com a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu.

A finalíssima foi contra o irlandês Darragh O Conaill e aconteceu no sábado, dia 30, quando Pardal comemorava 35 anos de idade. “Foi sensacional, pois no dia seguinte, 31 de julho, completou 10 anos que deixei minha família no Vale Redentor para tentar a sorte neste esporte em São Paulo, onde resido e sou professor desta modalidade até hoje”, frisa Pardal.

Se não bastasse, no dia seguinte (1º de agosto), foi divulgado o novo ranking mundial. Com o título do fim de semana, Pardal assumiu a liderança brasileira na categoria master 1 faixa preta leve e atingiu o sétimo lugar no ranking mundial. “Sou o número 1 do Brasil e o sétimo do mundo. A emoção é grande. Agradeço a todos que sempre me apoiaram, à minha família e aos meus patrocinadores. Vou continuar me dedicando cada dia para melhores resultados, sempre com os pés no chão e com Deus na frente”, revela.

Se não conseguir a tempo o visto para viajar e disputar o Mundial em Las Vegas que ocorrerá entre 1º e dia 3 deste setembro, Pardal disputará no mês que vem o São Paulo International Open previsto para acontecer nos dias 17 e 18 no ginásio do São Paulo FC, no Morumbi.


JOGOS REGIONAIS
Handebol e badminton classificados para os Jogos Abertos

Handebol sub-21, com as medalhas de vice-campeões: Márcio Zanetti, Rina Trovatto, Gabriel Minussi, Pedro Zanetti, Michel Martim, Douglas Scarano, Pedro Perillo, Lucas Brito, Pedro Zulli, Gustavo Tezolin, Gustavo Piza e Marinho Silva. Agachados, também da esquerda para a direita: Pedro Mello, Marcos Amâncio, Leonardo Tavares, Daniel Cunha, Gustavo Salvador e Victor Hugo

Os primeiros colocados dos Jogos Regionais (JR) garantem vagas nos Jogos Abertos do Interior, que acontecerão no próximo outubro em São Sebastião/SP reunindo todas as regiões esportivas do estado. O badminton e o handebol de São José do Rio Pardo, ambos sub-21, estão classificados.

O handebol masculino rio-pardense competiu no último fim de semana de julho em Mococa, onde venceu os anfitriões por 15 a 14 e perdeu para Rio Claro por 35 a 21. Em Casa Branca, no sábado (dia 30) o voleibol masculino adulto perdeu de 2 a 0 (25×11 e 25×21) para Santa Bárbara D´Oeste. E no dia 31, domingo, jogando no Grêmio Municipal, o futebol masculino sub-20 empatou em 1 a 1 com Hortolândia, garantindo classificação para próxima fase.

Dos dias 5 a 7 de agosto as equipes de São José do Rio Pardo não tiveram compromissos nos JR e ocupa a nona colocação entre as cidades participantes. Nesta sexta-feira, dia 12/08, Congresso Técnico em Campinas definirá próximos adversários. Ainda não foram divulgadas as disputas do atletismo, capoeira, ciclismo, ginástica artística e rítmica, judô, karatê e taekwondo. “Muitas cidades não estão participando dos JR, em função de não haver cidade-sede, as dificuldades de logísticas e as rodadas ocorrerem somente nos finais de semana”, revela o professor Mário Frederico da Silva (Marinho), atual diretor de esportes do Departamento de Esportes e Cultura (DEC) da Prefeitura.


  

Classificação inédita do badminton


As equipes badmíntones sub-21 de São José do Rio Pardo, representadas pelo Atletinhas Treinamento e Reabilitação conduzido pelo professor Marcus Túlio Dessimoni Júnior, sagraram-se vice-campeões dos JR. Jogando em Mococa no último 30 de julho, os times feminino e masculino foram derrotados por 2 a 0 para os anfitriões, mas asseguraram vagas inéditas para os Jogos Abertos do Interior. Apenas Mococa (cidade-sede) e os rio-pardenses compareceram para a competição, confirmando a escassez de cidades interessadas nos JR neste novo formato de disputa.

“Nossa atleta Melissa Braido de Carvalho, com síndrome de down, foi destaque ao participar por igual com outros competidores”, releva Marcus Túlio. Também integraram a equipe: Brenda Gonçalves De Martini, Maristela de Carvalho, Ludmila Estevão da Silva, Karolaine da Silva Félix, Kauã Silva Ferreira, Vinícius Estevão da Silva, Pedro Sebastian Peixoto, Bruno de Paula Garcia e João Lucas Alves de Oliveira.

A Faculdade Euclides da Cunha (FEUC) é parceira do Atletinhas para os treinamentos das equipes locais.

O badminton é um esporte praticado entre dois ou quatro jogadores. Ainda que seja semelhante ao tênis que usa raquetes e está dividido por uma rede, esta modalidade possui suas peculiaridades: o badminton ao invés de uma bola é jogado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie.


DEUS DA RAÇA
Rondinelli terá busto no Rio de Janeiro

Rondinelli e Tita foram as atrações nos últimos dias 30 e 31 de julho, em Campos dos Goytacazes/RJ, nas comemorações dos 14 anos da torcida organizada Urubu Rei, do Flamengo. Tita, hoje com 64 anos, atuou 387 jogos pelo Flamengo de 1977 a 1985, assinalando 131 gols. Este carioca também foi jogador dos gaúchos Grêmio e Internacional, Vasco/RJ e ainda atuou no futebol alemão, mexicano e italiano.

No próximo 15 de novembro, o Flamengo completará 127 anos e o rio-pardense Antônio José Rondinelli Tobias (Deus da Raça) entrará para a galeria da fama da Gávea: terá seu busto afixado entre os eternos ídolos rubro-negros.

Da geração Zico, Rondinelli atuou 406 jogos pelo Flamengo, marcando 12 gols: o principal deles contra o Vasco na vitória de 1 a 0 na decisão do campeonato carioca de 1978, de cabeça após cobrança de escanteio, aos 41 do segundo tempo com cerca de 120 mil torcedores no Maracanã. Também integrou a Seleção Brasileira na Copa América de 1979, mas não jogou em nenhuma partida.

Rondinelli, Fabiano (presidente da Urubu Rei) e Tita

NATAÇÃO
Projeto no Vale Redentor pode parar

Iury Feres Abrão

Iniciado em julho do ano passado, o Centro de Formação Esportiva para a modalidade natação não foi renovado pelo governo estadual. Implantado na piscina do Centro de Lazer do Trabalhador no Vale Redentor para atender 80 crianças, teve seu encerramento neste julho. Mas as atividades e treinamentos continuam no local, reunindo cerca de 70 crianças. “Em junho e julho, com o inverno, é normal diminuir o número de frequentadores”, revela Iury Feres Abrão (foto).

O professor Iury buscou este convênio com o governo estadual, prevendo atender 80 crianças, mas superou a marca de 140 frequentadores, graças ao apoio do Departamento de Esportes e Cultura (DEC) da Prefeitura. “No início deste 2022, solicitei a renovação, mas não obtive êxito em função de estarmos em ano eleitoral. A esperança é que após as eleições, ano que vem, retornaremos com os subsídios estaduais para a manutenção deste valioso projeto esportivo e social”, destaca Iury.

A continuidade das atividades, antes da provável renovação do convênio por parte do governo estadual, dependerá do custeio do DEC. Procurado por este O RIO PARDO, o atual diretor de esportes da autarquia municipal, Mário Frederico da Silva (Marinho), revelou que está em análise.