Hipertensos… o melhor exercício é o aeróbico?

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O treinamento aeróbico é mais efetivo no controle da pressão arterial que o treinamento de força. A resposta é: NÃO

Em um estudo recente, Pedralli et al. (2020) compararam o treinamento de força, aeróbico e combinado, realizados 2x na semana, ao longo de 8 semanas, em indivíduos pré-hipertensos e hipertensos.⁣

Como resultado, todas as condições foram similarmente efetivas nas reduções de pressão arterial sistólica e diastólica, medidos por MAPA 24 horas.

Os resultados de redução da pressão arterial foram atribuídos à melhora da função do endotélio.⁣

O treinamento aeróbico já é consolidado que promove melhora do endotélio em função do aumento do fluxo sanguíneo para o músculo ativo, o que aumenta o estresse de cisalhamento da parede vascular e sua função vasodilatadora.

O treinamento de força também promove benefício endotelial, mas por um mecanismo um pouco diferente. A contração muscular gera um estresse mecânica vascular, o que alterna momentos de hiperemia e isquemia, o que também melhora a função dilatadora.

Dessa forma, tanto o treinamento de força quanto o aeróbico podem ser utilizados no controle da pressão arterial.

Entre os benefícios, parece que a função vascular, com melhora da sensibilidade do endotélio é uma das justificativas.

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