O QUE É PLATIBANDA?

Muitas decisões importantes precisam ser tomadas no momento da construção de uma casa. Uma delas é escolher entre o uso do telhado aparente ou da platibanda. Por sinal, você sabe o que é platibanda e para que ela serve? Quais as vantagens e desvantagens desse tipo de fachada?

O QUE É PLATIBANDA?

A platibanda é uma espécie de mureta utilizada com a finalidade de esconder o telhado, formando uma moldura plana em torno da fachada da casa. Mas para quê esconder o telhado? Essa é uma pergunta que possivelmente você deve estar se fazendo. O principal objetivo da platibanda é criar uma fachada de linhas retas favorecendo uma estética limpa muito comum de ser observada na arquitetura moderna, principal responsável pela popularização das platibandas.

QUAIS AS VANTAGENS?

Uma das principais vantagens é o resultado estético que ela oferece, especialmente para quem busca um projeto moderno. Elas também se destacam pela grande variedade de acabamentos possíveis de serem utilizados. Você pode optar por diferentes cores, texturas e materiais para revestir a platibanda deixando a fachada da casa ainda mais bonita.

Outra vantagem que pesa a favor do uso da platibanda é a economia. Você pode economizar um bom dinheiro usando telhas de fibrocimento, já que o telhado ficará escondido. O madeiramento também diminui nesse tipo de telhado e, com isso, você economiza mais um dinheirinho.

QUAIS AS DESVANTAGENS?

Será necessário investir na contratação de mão de obra especializada, na construção da platibanda e na colocação de calhas. Outro detalhe importante que precisa ser citado é que a platibanda até pode ser mais viável financeiramente na etapa da construção, mas a manutenção posterior costuma ser mais cara do que a de um telhado convencional. Isso porque as paredes devem ser pintadas com mais frequência, já que ficam expostas a chuva e ao sol, além de terem uma tendência maior de sofrer com infiltrações e umidade.

Outra característica que pode ser considerada uma desvantagem é que a platibanda não protege as paredes da casa contra a umidade e a radiação solar, a não ser que as paredes sejam construídas de modo recuado em relação à platibanda.

Fonte: Decor Fácil.