TENDÊNCIAS RESIDENCIAIS QUE GANHARAM FORÇA COM A PANDEMIA

O confinamento trouxe a necessidade de adaptar o lar para acomodar todas as atividades que passaram a ser realizadas em casa: trabalho, estudos, lazer, refeições e exercícios físicos. Confira algumas tendências para casa que ganharam força com a pandemia.

HOME OFFICE

O trabalho remoto vinha em crescimento nas empresas e algumas casas já estavam adaptadas para isso. No entanto, a pandemia acelerou a tendência do home office — e não apenas com uma bancada para o computador, mas também com preocupações como acústica e iluminação. Segundo o arquiteto Bruno Mattos, é importante delimitar o espaço do home office para ajudar na separação entre momento de trabalho e hora livre.

HALL DE ENTRADA

Tudo indica que os novos hábitos de higiene vieram para ficar. Assim, o hall de entrada, que é uma área de transição entre a rua e a casa, ganha importância. Ele pode ser composto por ganchos e mancebos para pendurar os itens recém-retirados, sapateira, banquinho e mesinha ou aparador. Tudo para tornar mais prático o tira-põe ao chegar e sair de casa.

HOME SCHOOLING

Segundo Thaisa Bohrer, a bancada de estudos no quarto dos filhos tinha caído em desuso, mas voltou com tudo nos novos projetos durante a pandemia. Segundo ela, os estudos e o trabalho em casa também elevam a preocupação com a distribuição da internet pelos cômodos.

VALORIZAÇÃO DO LAZER

Para a arquiteta Viviane Daher, as pessoas voltaram a dar bom uso aos espaços sociais do lar com foco no lazer. A valorização de espaços de entretenimento em casa passou a ser ainda maior. Desde o início da pandemia, as pessoas passaram a prestar mais atenção em suas casas e como ela pode oferecer, além de abrigo, diversão em família.

COZINHA EM DESTAQUE

O isolamento social também fez com que as pessoas fizessem a maioria das refeições em casa e, consequentemente, passassem mais tempo na cozinha. De acordo com Denise Bertolini, a cozinha foi mais valorizada neste período e, assim como os outros cômodos da casa, ela precisa ser agradável e funcional.

JANELAS MAIORES

Um dos reflexos da pandemia é a valorização das janelas nos novos empreendimentos. Janelas maiores proporcionam mais ventilação e maior incidência de luz natural, contribuindo para a saúde dos moradores do local.

MAIS VERDE

Áreas verdes em casa são cada vez mais desejadas e trazem vários benefícios: o contato com a natureza promove bem-estar e traz conforto térmico e alívio visual. Segundo Denise Bertolini, o cultivo das plantas também vira um momento de descompressão.

Fonte: Nossa Uol.